O cinema brasileiro estabeleceu posições estratégicas na corrida pelo Oscar 2026. Divulgadas nesta terça-feira, 16, as shortlists da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas confirmaram O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, entre os 15 pré-selecionados ao prêmio de Melhor Filme Internacional, além de garantir presença também na nova categoria de Direção de Elenco, que reúne dez títulos.
O resultado consolida uma campanha que vem sendo construída com atenção desde os festivais internacionais, sessões especiais e ações voltadas ao público e aos votantes da Academia. Mas não parou por aí! O Brasil ainda foi lembrado em outras frentes. Siga o fio e saiba mais!

BRASIL NO OSCAR 2026
A Academia divulga listas preliminares em 12 categorias, que funcionam como um primeiro filtro antes da definição oficial dos indicados. Estão nessa fase as categorias de Elenco, Curta de Animação, Curta Documentário, Longa Documentário, Filme Internacional, Curta em Live-Action, Maquiagem e Penteados, Som, Trilha Sonora Original, Canção Original, Efeitos Visuais e Fotografia.
Além do título com Wagner Moura, outros brasileiros também aparecem com destaque nas pré-listas deste ano. Os documentários Apocalipse nos Trópicos e Yanuni seguem vivos na disputa por Melhor Documentário; o curta Amarela integra a seleção de Melhor Curta-Metragem; e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, por Sonhos de Trem, figura entre os nomes lembrados na categoria de Fotografia.

Na disputa por Melhor Filme Internacional, como já previsto, O Agente Secreto concorre com produções de forte circulação internacional, como Foi Apenas Um Acidente, da França, Valor Sentimental, da Noruega, e Sirât, da Espanha. Já em Direção de Elenco, o longa de Kleber aparece ao lado de títulos como Frankenstein, Marty Supreme e Pecadores.

Entre os documentários, o Brasil compete com produções como The Alabama Solution, Coexistence, My Ass!, Mr. Nobody against Putin e 2000 Meters to Andriivka. Já na categoria de Fotografia, Adolpho Veloso surge entre títulos de grande escala e prestígio internacional, como Frankenstein, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, Marty Supreme e Nouvelle Vague. Já em Curta-Metragem, Amarela figura entre produções de diferentes países, como Ado, Beyond Silence, Rock Paper Scissors e Two People Exchanging Saliva.
Os cinco indicados oficiais ao Oscar 2026 serão anunciados em 22 de janeiro, enquanto a cerimônia está marcada para 15 de março. Fique ligado aqui no Papo de Cinema para não perder nada!

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Dia D :: Primeiras imagens do novo filme de Steven Spielberg são reveladas. Confira! - 17 de dezembro de 2025
- Stranger Things :: Volume 2 da 5ª temporada ganha trailer! O que esperar dos últimos capítulos? - 17 de dezembro de 2025
- Oscar 2026 :: O Agente Secreto e mais! Brasil garante espaços privilegiados na shortlist. Conheça outros brasileiros que podem ser indicados ao prêmio da Academia! - 17 de dezembro de 2025
Deixe um comentário