Até por conta da dificuldade de encontrar espaço nas salas de cinema convencionais, o curta-metragem sempre foi um formato meio marginalizado, de pouca visibilidade. Com o advento do streaming a situação melhorou um pouco, pois as empresas têm adquirido filmes curtos e até investido na produção deles como conteúdo original. A disputa dos Oscar de Melhor Curta-metragem (live-action) deste ano parece apontar para um vitorioso consagradíssimo no cinema mundial, alguém prestes a finalmente garantir a sua primeira estatueta da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles – depois de tantas indicações sem vitória. Será que esse favoritismo todo vai ser confirmado ou, na última hora, teremos um azarão surpreendendo? Confira as nossas apostas para mais esta categoria do Oscar 2024.
Indicados
- E Depois? (Misan Harriman, Nicky Bentham)
- Invincible (Vincent René-Lortie, Samuel Caron)
- Ridder Lykke (Lasse Lyskjær Noer, Christian Norlyk)
- Red, White and Blue (Nazrin Choudhury, Sara McFarlane)
- A Incrível História de Henry Sugar (Wes Anderson, Steven Rales)
FAVORITO
A Incrível História de Henry Sugar
O grande favorito por aqui é dirigido por Wes Anderson e produzido pela Netflix, ou seja, tem como vantagem sobre os demais a assinatura de um autor mundialmente conhecido e a visibilidade oferecida por uma empresa que lidera o campo do streaming. Trata-se de um dos projetos comandados por Anderson com base na obra de Roald Dahl. A trama mostra um homem determinado a dominar completamente uma técnica para trapacear no jogo. Contando em seu elenco com nomes de peso, tais como Benedict Cumberbatch, Ralph Fiennes, Ben Kingsley e Dev Patel, este curta-metragem tem tudo para sair com uma estatueta do Oscar (seria a primeira de Wes Anderson depois de sete indicações sem vitória). O filme teve a sua première mundial no Festival de Veneza 2023 e realmente está com a “mão na taça”.
AZARÃO
Red, White and Blue
Se tem algum filme que pode colocar água no chope de Wes Anderson é Red, White and Blue. A trama é protagonizada por Rachel (Brittany Snow), mulher que corta um dobrado para pagar mensalmente as contas. E ela vê essa situação financeira potencialmente se tornar ainda mais precária ao se descobrir grávida. Sem condições de ter o bebê, é forçada a cruzar fronteiras estaduais em busca da possibilidade de um aborto. Dirigido por Nazrin Choudhury, tarimbada realizadora que assinou episódios das séries como Wayward Pines (2015-2016) e Fear the Walking Dead (2015-2023), o curta vem sendo elogiado por onde passa pela coragem no enfrentamento de um tema sempre tão controverso como a interrupção de uma gravidez indesejada. Tem chances de vitória, então olho nele.
SURPRESA
Ridder Lykke
A presença do representante dinamarquês na disputa foi inesperada para muita gente que apostava na seleção de outros curtas-metragens mais badalados. No entanto, Ridder Lykke venceu a forte concorrência e está aqui, como a principal surpresa da categoria. O enredo mostra Karl (Leif Andrée) se deparando com um estranho que o ajuda a falar de suas dores do passado. Trata-se do primeiro filme do cineasta Lasse Lyskjær Noer, cuja experiência anterior com audiovisual se resumia à direção do videoclipe Overwerk: Reign. Vencedor de uma menção especial do júri no Clermont-Ferrand International Short Film Festival 2023, esse curta tem realmente poucas chances, ainda mais por conta da existência de um concorrente tão badalado quanto A Incrível História de Henry Sugar. Mas, para um realizador iniciante, a indicação já é um prêmio e tanto, não é mesmo?
ESNOBADO
Estranha Forma de Vida
Nos últimos anos, cineastas consagrados têm utilizado o curta-metragem como uma forma de experimentar coisas novas ou, simplesmente, de contar ótimas histórias mais suscintas. Pedro Almodóvar já tinha recorrido ao formato em A Voz Humana (2020), projeto que manteve durante décadas no seu radar, e com Estranha Forma de Vida ele inovou fazendo o seu primeiro faroeste. Integrante da shortlist dos 15 pré-selecionados ao Oscar de Melhor Curta-metragem (live-action), essa história de amor entre Jake (Ethan Hawke) e Silva (Pedro Pascal), dois cowboys em confronto com seus desejos, acabou ficando de fora da disputa. Realmente uma pena, pois este filme que teve sua première mundial no Festival de Cannes 2023 poderia ser um concorrente e tanto, criando com A Incrível História de Henry Sugar uma briga de cachorro grande.
:: CONFIRA AQUI TUDO SOBRE O OSCAR 2024 ::
Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)
- Saga :: Venom - 13 de dezembro de 2024
- Bagagem de Risco - 13 de dezembro de 2024
- GIFF 2024 :: Confira os vencedores do 3º Festival Internacional de Cinema de Goiânia - 13 de dezembro de 2024
Deixe um comentário