No dia 19 de março, às 17h, no Cine Matilha (R. Rêgo Freitas, 542) acontece a estreia do documentário Affliction: O Ebola na África Ocidental (2015), do diretor belga Peter Casaer. Após a sessão, haverá um debate com a psicóloga Ionara Rabelo, da organização Médicos Sem Fronteiras, que atuou na epidemia de Ebola; e com o artista plástico Alexandre Keto, que tem retratado povos e paisagens africanos. A entrada é gratuita e o ingresso poderá ser retirado uma hora antes das sessões. O filme ficará em cartaz até o dia 30 de abril e é a primeira exibição dele no Brasil.
Também acontecerá no mesmo dia da estreia uma exposição fotográfica registrando ações dos Médicos Sem Fronteiras e com obras de Keto, ambas no local. As peças do artista plástico incluem um painel inspirado no filme, além de fotografias feitas por ele na África Ocidental e três telas inéditas sobre o povo e a cultura da Guiné, da Libéria e de Serra Leoa. O material contará também com vídeos e cartazes sobre as ações de MSF.
Affliction: O Ebola na África Ocidental começa na aldeia de Meandou, no sul da Guiné. Lá, em dezembro de 2013, Emile Ouamouno, de dois anos, caiu doente, com febre e vômitos. Em apenas dois dias, a criança faleceu. Logo depois, sua irmã Philomène e sua mãe, Sia Dembadouno, que estava grávida de seis meses, tiveram o mesmo fim. Acredita-se que tenham sido as primeiras vítimas dessa epidemia de Ebola. Os casos se espalharam pela aldeia e cruzaram a fronteira da Libéria e de Serra Leoa. Ao documentar uma doença com alto índice de letalidade, o longa capta momentos de medo, dor e frustração, por vezes entremeados com o alívio da sobrevivência e a alegria da missão cumprida. Assista ao trailer legendado abaixo:
(Fonte: Matilha Cultural)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Top 10 :: Ano Novo - 30 de dezembro de 2022
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
Deixe um comentário