O Nascimento de uma Nação (The Birth of a Nation, 1915), de David Wark Griffith, será exibido na primeira Sessão Aurora de 2015, que ocorre no dia 28 de fevereiro, às 18h, na Sala P.F. Gastal, localizada na Av. Pres. João Goulart, 551, 3º andar da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Após a sessão, acontece um debate com os editores do Zinematógrafo, publicação em forma de fanzine sobre cinema que circula na capital gaúcha, e que chega à sua 13ª edição em fevereiro. A entrada será gratuita.
Neste ano, a Sessão Aurora vai promover o ciclo Histórias do Cinema Americano, a partir de filmes de diferentes épocas, gêneros e autores, em exibições mensais. D. W. Griffith é considerado um dos criadores do estilo narrativo no cinema que conhecemos atualmente, e O Nascimento de uma Nação, que completa um século em 2015, foi escolhido para essa primeira edição.
O filme conta a história de duas famílias amigas: os Stoneman e os Cameron. Esta amizade é afetada com a Guerra Civil, pois os Cameron se alistam no exército Confederado enquanto os Stoneman se unem às forças da União. São retratadas as conseqüências da guerra na vida destas duas famílias e as conexões com os principiais acontecimentos históricos, como o crescimento da Guerra da Secessão, o assassinato de Lincoln e o nascimento da Ku Klux Klan.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Sala P.F. Gastal / Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Top 10 :: Ano Novo - 30 de dezembro de 2022
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
Deixe um comentário