zédocaixao

Começa neste domingo, dia 13 de março, no Canal Brasil, a mostra Zé do Caixão: 80 Anos, em homenagem às oito décadas de vida do ator, roteirista e cineasta brasileiro José Mojica Marins. A programação exibirá seis dos seus principais filmes, sempre à meia-noite de domingo para segunda. Os longas são: Encarnação do Demônio (2008), À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964), Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967), O Estranho Mundo de Zé do Caixão (1968), O Despertar da Besta (1969) e Delírio de um Anormal (1978).

Para iniciar a homenagem, no dia 13 de março, a atração será o filme Encarnação do Demônio, que encerra uma trilogia iniciada com À Meia-Noite Levarei Sua Alma. Josefel Zanatas (Mojica) viveu 10 anos na ala de saúde mental da penitenciaria estadual. De volta às ruas e acompanhado do fiel serviçal, o corcunda Bruno (Rui Rezende), refugia-se em um esconderijo subterrâneo. Decido a encontrar a mulher certa para gerar seu herdeiro, submetendo as candidatas a rituais canibais entre vermes, baratas e defuntos. Retornando ao trabalho como agente funerário, é acusado de trazer má sorte à vizinhança. As almas de suas vítimas passam a atormentá-lo, jurando atrapalhar seus planos em pesadelos cada vez mais freqüentes.

No dia 20 de março, é a vez de À meia-noite Levarei Sua Alma. A obra recebeu os prêmios Tela Fantástica e Tiers Monde da imprensa mundial na III Convenção de Cinema Fantástico (França), em 1974, e o Prêmio Especial no Festival Internacional de Cine Fantástico e de Terror de Sitges, na Espanha, no ano anterior. No longa, o objetivo do coveiro é conseguir gerar um filho que ele considere perfeito, não hesitando em assassinar as mulheres e os homens que involuntariamente impedem a concretização de seu desejo. Ao saber da infertilidade de sua esposa, ele procura uma substituta: a namorada de seu amigo. Após ser violentada por Zé, a moça jura cometer suicídio para retornar dos mortos e levar a alma daquele que a desgraçou.

No dia 27 de março, a continuação Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver. Considerado um clássico do horror nacional, o coveiro Zé do Caixão, após sofrer um ataque sobrenatural, continua sua busca obsessiva pela mulher ideal capaz de gerar seu herdeiro. Com a ajuda do seu criado, ele rapta seis belas moças, submetendo-as a terríveis sessões de tortura. Aquela que mostrar mais coragem e sobreviver será eleita progenitora e cometendo um crime imperdoável, que irá atormentá-lo de culpa.

No dia 03 de abril, a mostra continua com O Estranho Mundo de Zé do Caixão, uma compilação de três contos de terror: O Fabricante de Bonecas, Tara e Ideologia. No primeira história, marginais invadem a casa de um velhinho e descobrem o segredo da confecção de suas bonecas, cujos principais detalhes são os olhos realistas. Já na segunda, retrata um pobre vendedor de balões obcecado por uma garota que ele segue nas ruas, só conseguindo possuí-la após a morte. E na terceira, o excêntrico professor Oaxiac Odéz (Mojica) enfrenta um rival e tenta provar que o instinto prevalece sobre a razão, com direito a fortes doses de canibalismo e sadomasoquismo.

No domingo seguinte, dia 10 de abril, O Despertar da Besta conta a história de testes feitos por um psiquiatra utilizando LSD a fim de estudar os efeitos provocados pela macabra imagem de Zé do Caixão. O resultado combina perversão e sadismo em diferentes delírios. A interpretação rendeu o prêmio de melhor ator para José Mojica e melhor roteiro no Rio Cine Festival, em 1986.

E para finalizar, Delírios de Um Anormal, no dia 17 de abril. Dr. Hamílton (Jorge Peres) é um psiquiatra aterrorizado por pesadelos nos quais Zé tenta roubar sua esposa, a bela Tânia (Magna Miller). Seus colegas médicos decidem buscar ajuda com o cineasta José Mojica Marins, que tenta fazer o doutor compreender que Zé do Caixão é apenas um personagem e não pode de uma criação de sua mente.

Para já ir entrando no clima, confira o trailer oficial de Encarnação do Demônio, o primeiro longa da mostra e o último do personagem a ser exibido nos cinemas:

http://www.youtube.com/watch?v=EwC7BsTE-Pw

(Fonte: Palavra Online)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *