O projeto Cinemão exibirá no próximo dia 27 de janeiro, sábado, às 19h30, a performance Híbridos: os Espíritos do Brasil – Cinema ao Vivo. A apresentação será gratuita e ocorrerá no encerramento da Mostra Cinemão Z.N., que exibiu curtas e longas-metragens nos bairros de Vila Isabel, Engenho de Dentro e Méier durante o mês de janeiro. Os moradores da Zona Norte do Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de assistir a filmes premiados de animação, documentário e ficção, exibidos em praça pública num supertelão inflável.

O projeto transcinema Híbridos: os Espíritos do Brasil, dos diretores franceses Priscilla Telmon e Vincent Moon, é um estudo experimental e etnográfico sobre a cultura espiritual do Brasil atual. Além disso, o projeto é uma pesquisa sobre as formas de fazer cinema hoje que se desdobra em 4 formatos: o site, as instalações site-specific, o longa metragem e as performances de cinema ao vivo.

Durante a mostra Cinemão, será exibida essa performance. O diretor, Vincent Moon, edita o filme ao vivo e espontaneamente enquanto a diretora Priscilla Telmon realiza interferências com voz e instrumentos, criando um novo filme a cada apresentação e tecendo uma espécie de “ritual cinematográfico”.

Essa é a primeira vez que o projeto será realizado em espaço público na capital cariosa, e o evento inaugura o calendário de lançamento do documentário, que estreia em março. Segundo os realizadores, fazer tal performance numa praça pública aberta a todos e gratuita é a forma mais bonita de apresentar Híbridos. “Não poderia ter forma melhor de fazer cinema”, afirmam.

O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-se de uma carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, supertelão inflável, sistema de som, cadeiras e pipoqueira. Este projeto está em atividade desde 2010 e protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro. O projeto exibe uma produção nacional (curtas e longas de todos os gêneros) de forma democrática e acessível, atendendo a toda e qualquer população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.

O Cinemão realiza oficinas de audiovisual e usa tecnologia própria por meio de um aplicativo para o estímulo de construção de narrativas populares. Para Cid César Augusto, idealizador e diretor do projeto, o Cinemão é uma excelente janela para essa intensa e vibrante produção nacional. “Em 2018, junto com a RioFilme, vamos desencadear a maior ação de democratização do cinema nacional realizada nesta cidade. O cinema vai encontrar o povo!”, comemora o diretor. A sessão do próximo sábado irá acontecer no Parque Agripino Grieco, no Méier, e tem censura livre.

(Fonte: RoMa in Press – Roberta Mattoso Comunicação e Imprensa)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *