A família do lendário ator britânico Christopher Lee, que ficou conhecido por interpretar o conde Drácula em diversos filmes, o mago Saruman na saga O Senhor dos Anéis e o conde Dookan em dois filmes da saga Star Wars, informou a morte dele na manhã de hoje (7). Lee tinha 93 anos e já estava internado há três semanas no Chelsea and Westminster Hospital, em Londres.

Ele faleceu no domingo, por complicações respiratórias e insuficiência cardíaca, segundo o portal do jornal inglês Telegraph. De acordo com Birgit Kroencke, casada com o ator desde 1961, o anúncio foi adiado por alguns dias para que familiares próximos pudessem ser avisados.

Nascido em 27 de maio de 1922, em Londres, Christopher Frank Carandini Lee morou boa parte de sua vida na capital inglesa. Após ser dispensado do serviço militar durante a 2ª Guerra Mundial, passou a trabalhar na Rank Organisation, um conglomerado de mídia britânico que atuava também como produtora de cinema. Lá, começou a praticar atuação e ter participações em pequenos filmes, como em Escravo do Passado (1948), o primeiro de sua carreira. Na década de 1950 teve início sua relação com a Hammer Films, produtora de filmes de terror, que realizou A Maldição de Frankenstein (1957), no qual Lee interpretou o Monstro criado pelo Dr. Victor Frankenstein. Um ano depois, em O Vampiro da Noite (1958) – também produzido pela Hammer– atuou pela primeira vez como o Conde Drácula. Voltaria a assumir o papel do vampiro criado por Bram Stoker em outras nove produções. Novamente pela Hammer Films, A Múmia (1959) trouxe Lee como Kharis the Mummy. Nesse momento, ele já traçava seu caminho para ser um dos grandes vilões da história do cinema.

Na década de 1970, quando já tinha mais de 100 filmes em seu currículo, foi Scaramanga, o vilão de 007 Contra o Homem com a Pistola de Ouro (1974). As novas gerações tiveram a chance de ver Lee, dono de uma voz grave, aparecer como conde Dookan em Star Wars: Episódio II – Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005) e como o mago branco Saruman nos três filmes da saga O Senhor dos Anéis (imagem acima) e em dois de O Hobbit, incluindo o mais recente, O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014).

Fã de Heavy Metal, em maio de 2014, seu aniversário de 92 anos, lançou um EP intitulado Metal Knight, que conta com versões de canções famosas como “My Way”, de Frank Sinatra. O disco foi gravado com a banda italiana de metal sinfônico Rhapsody of Fire, com a qual Lee já havia contribuído em outras canções, como na introdução de “Unholy Warcry”, do álbum Symphony of Enchanted Lands II: The Dark Secret, lançado em 2005. No mesmo CD, o inglês fez um dueto com o vocalista Fabio Lione, em “The Magic of the Wizard’s Dream”, que pode ser conferido no vídeo abaixo:

Christopher Lee recebeu o título de cavaleiro da nobreza britânica em 2009 e dois anos depois foi homenageado, por seu trabalho na telona, no BAFTA, quando afirmou que jamais se aposentaria, o que, de fato, cumpriu.

(Fonte: Redação PdC)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *