Diversos títulos da Mercúrio Produções ganharão exibição em canais públicos de televisão e em uma nova plataforma de streaming gratuita. Os filmes O Bandido da Luz Vermelha, Ralé, O Desmonte do Monte, Mulher Oceano e Nem Tudo É Verdade foram selecionados pelo edital de Licenciamento de Obras da Lei Paulo Gustavo e estarão em cartaz na TV Cultura e na TV Brasil.
Além disso, as obras Ralé, O Desmonte do Monte, Mulher Oceano e A Mulher da Luz Própria também estarão disponíveis na Tela Brasil, streaming público que será lançado em breve pelo Ministério da Cultura.
Segundo revelado pela Mercúrio Produções, a iniciativa “traz diferentes olhares sobre cinematografia brasileira e questões históricas e relevantes da sociedade”. Todas as exibições contarão com recursos de acessibilidade, como libras, audiodescrição e legendas descritivas.

O primeiro título com data marcada na TV aberta é O Bandido da Luz Vermelha, de 1968, de Rogério Sganzerla. O projeto será exibido no dia 03 de agosto, domingo, às 22h, dentro da faixa “CineCult” da TV Cultura. As demais datas de exibição nos canais públicos serão anunciadas em breve nos canais oficiais da Mercúrio Produções.
Já na Tela Brasil, as produções Ralé, O Desmonte do Monte, Mulher Oceano e A Mulher da Luz Própria ganharão espaço com exibição gratuita e acessível. A plataforma do MinC deve ser lançada ainda em 2025, ampliando o acesso a conteúdos audiovisuais brasileiros de relevância artística e histórica.
MERCÚRIO PRODUÇÕES
MAIS SOBRE OS FILMES
O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla, é um clássico do cinema brasileiro que mistura faroeste, musical e chanchada em uma crítica social afiada. Restaurado em 2008, foi indicado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Já Ralé (2015), de Helena Ignez, adapta livremente a peça de Maksim Gorki com uma abordagem tropicalista, unindo filosofia, erotismo e política.

Nem Tudo É Verdade (1985), também de Sganzerla, revisita a passagem de Orson Welles pelo Brasil com irreverência e liberdade formal. E O Desmonte do Monte (2018) é um documentário sobre o desaparecido Morro do Castelo, no Rio, que reúne farto material de arquivo.
Mulher Oceano (2020), estreia de Djin Sganzerla na direção, acompanha duas mulheres em diferentes continentes cujas histórias se entrelaçam. Por fim, A Mulher da Luz Própria (2019) retrata a trajetória de Helena Ignez e seu papel no cinema marginal brasileiro.
Gostou do conteúdo sobre a Mercúrio Produções? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO DE CINEMA NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Nada - 29 de julho de 2025
- A Arte do Caos - 29 de julho de 2025
- Ouvidor - 29 de julho de 2025
Deixe um comentário