10 jul

Marcelo Lyra ministra cursos sobre Quentin Tarantino e Crítica de Cinema em São Paulo

O jornalista e crítico de cinema, Marcelo Lyra, realizará no Cine Espaço Itaú (Rua Augusta, 1470) dois workshops para os amantes de cinema. Um já tradicional, o curso Introdução à Crítica de Cinema, terá início no dia 14 de julho e acontecerá todas a terças e quintas-feiras, até dia 28 de julho, das 19h30 àas 22h30. O outro será sobre a obra de Quentin Tarantino, começará dia 13 e também terá duração de quatro horas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (011) 32665115.

O curso de Introdução à Crítica de Cinema é voltado para jornalistas, estudantes, profissionais de comunicação e fãs de cinema. Ou seja, para todos que procuram entender as técnicas narrativas e a linguagem cinematográfica, a fim de estabelecer um melhor diálogo com os filmes. Jornalismo cultural e reportagem também serão temas abordados nos encontros, além da crítica às outras áreas, como literatura, música, teatro e artes plásticas. Durantes as aulas, Lyra apresentará textos dos principais críticos de cinema, além exibir e debater cenas dos filmes abordados em aulas para perceber melhor os pontos de vista e técnicas de abordagem das obras cinematográficas.

O curso sobre o cinema de Quentin Tarantino pretende dar um panorama completo da arte e do estilo do consagrado diretor, abrangendo suas influências e incontáveis referências. A proposta é estudar as principais cenas dos filmes a partir da técnica de narrativa e do domínio de cena. O encontro servirá também para desconstruir o estilo do diretor, analisando a estrutura dos roteiros, posicionamento de câmera e a dinâmica da montagem, duas questões essenciais em sua obra e que resultam num cinema que navega entre a ação, o suspense e o humor, criando um estilo único e inconfundível.

Marcelo Lyra tem mais de 15 anos de experiência profissional e, desde 1999, já atuou em veículos de comunicação como O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Valor Econômico, Revista de Cinema e Isto É. Formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, Lyra é autor do livro Carlos Reichenbach: O Cinema Como Razão de Viver e, em 1993, foi vencedor do prêmio Abic de melhor reportagem.

(Fonte: Marcelo Lyra)

 

backup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *