4 jun

John Boyega, de Star Wars, faz discurso contra o racismo e recebe apoio da Disney

“Estou falando para vocês com o coração. Não sei se vou ter uma carreira depois disso, mas foda-se”. Na última quarta-feira, 3, o ator John Boyega, mais conhecido pelo papel de Finn na saga Star Wars, fez um potente discurso a milhares de pessoas na Hyde Park, em Londres. Muitos atores em ascensão teriam medo de se posicionar de maneira tão franca quanto o jovem britânico, que protestou contra o assassinato de George Floyd, homem negro asfixiado por policiais em Minneapolis:

“Isso é vital. Preciso que vocês entendam o quão doloroso isso é”, ele continuou. “Isso diz respeito a pessoas inocentes que estão no meio de suas jornadas. Não sabemos o que George Floyd poderia ter conquistado, não sabemos o que Sandra Blend poderia ter conquistado, mas hoje nós fazemos questão de que essa ideia não seja absurda para a nossa juventude”.

LEIA MAIS
Opinião :: Cinema em tempos de Diversidade
BAFTA 2020 :: Joaquin Phoenix denuncia racismo em premiação e se considera “parte do problema”
Top 10 :: Filmes sobre racismo

O assassinato brutal de Floyd tem despertado protestos não apenas nos Estados Unidos, mas em cidades do mundo inteiro. Boyega se tornou uma voz ativa contra a repressão policial voltada especialmente aos cidadãos negros e vulneráveis. As manifestações se tornaram ainda mais intensas quando Derek Chauvin, policial responsável pela morte de Floyd, com histórico de dezenas de casos de abuso, foi indiciado por homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar.

A Disney apoiou integralmente o posicionamento do ator. A empresa doou US$5 milhões a organizações que lutam por justiça social, enquanto divulgou através da página oficial de Star Wars no Twitter a seguinte declaração: “LucasFilm apoia John Boyega e a mensagem dele: ‘Agora é hora. Vidas negras sempre importaram, vidas negras sempre foram importantes, vidas negras sempre significaram algo’. O racismo é um mal que precisa parar. Nós nos comprometemos a fazer parte da mudança que já deveria ter acontecido há muito tempo no mundo. John Boyega, você é nosso herói”.

Mesmo que tenha encerrado sua participação em Star Wars, Boyega será visto em breve no drama Naked Singularity (2020) e no filme de ação Rebel Ridge (2021). Quanto à Disney, a empresa anunciou a diversas produções estreladas por atores negros nos próximos anos, como a comédia Mudança de Hábito 3, a fantasia Sade, o musical Aida, a versão live-action de A Pequena Sereia, a aventura Jungle Cruise (2021), a animação Soul (2020), o musical Hamilton (2020) e a sequência Pantera Negra 2 (2022).

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *