Registrar para a posteridade, em curtas e médias-metragens com os mais diferentes enfoques, a trajetória de atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos. Com essa proposta, o projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro chega a seu quarto ano totalizando 31 títulos produzidos – 29 curtas (26 minutos) e dois médias (52 minutos). Na cerimônia, programada para 2 de dezembro, terça-feira, às 20h30,  na Cinemateca Brasileira,  serão apresentados trechos dos 11 títulos realizados neste ano e anunciado o concurso do ano IV para a seleção pública de oito novos projetos.

Um dia após a cerimônia, em 3 de dezembro, a ESPN Brasil começa a exibir os 11 vencedores do concurso anterior, além de dois documentários coproduzidos pelo canal. Inéditos, os 11 programas vão ao ar, sempre às quartas, até 31 de dezembro.

Os documentários de 2014 enfocam esportistas como João do Pulo (João do Vôo: A História de uma Medalha Roubada, de Sergio Miranda e Pedro Simão), a levantadora de peso Maria Elisabete Jorge (Bete do Peso, de Kiko Mollica), o dono da primeira medalha olímpica da natação brasileira (O Nadador: A História de Tetsuo Okamoto, de Rodrigo Grota), a boxeadora Adriana Araújo (As Lutas de Adriana, de Alberto Ianuzzi) e a pentatleta Yane Marques (5 X Yane, de Renata Almeida Magalhães e Flora Diegues).

Cada projeto selecionado receberá R$ 230 mil para ser rodado ao longo de 2015 – qualquer produtora de vídeo brasileira inscrita na Agência Nacional de Cinema (Ancine) pode concorrer. Nas três edições anteriores, foram 366 concorrentes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.memoriadoesporte.org.br, de 3/12/2014 a 6/2/2015.

(Fonte: Carol Moraes Assessoria)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *