Estão abertas as inscrições para o curso de férias Filmes & Sonhos: A Psicanálise no Cinema, que Leonardo Della Pasqua irá ministrar nos dias 13 e 14 de janeiro, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico), em Porto Alegre, RS. Em dois encontros de 3 horas cada, a partir das 14h, o ministrante promete uma análise desde o cinema mudo, passando por clássicos de Luiz Buñuel, Alfred Hitchcock, Ingmar Bergman, Federico Fellini e Pier Paolo Pasolini, chegando até os contemporâneos Woody Allen, David Lynch, Pedro Almodóvar, Michel Gondry, Denis Villeneuve e Kenneth Lonergan. Para participar, não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.

O curso possui o objetivo de apresentar o desenvolvimento da teoria da interpretação dos sonhos na Psicanálise, relacionando-os ao modo como são representados pelo Cinema, baseando as possibilidades de interpretação dos mesmos, utilizando os exemplos fílmicos para ilustrar os tipos de sonhos e modalidades de interpretação.

Quando Fala o Coração, de Alfred Hitchcock, inspirado na obra de Salvador Dali

Leonardo Della Pasque é formado em psicanálise na escola Lo Spazio Psicoanalitico di Roma, Itália. Sócio-fundador do Laboratório Psicanalítico Tiburtino, em Roma, na Itália, onde coordenou o evento “Cinema e Terceira Idade” por um período de três anos. Presidente da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (Biênio 2011-2013), onde coordenou as atividades “Cinema e psicologia” e “Diálogos entre o direito e a psicologia”. Ministra a disciplina Teoria e Técnica Psicanalítica III no curso de formação em psicanálise do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul. Coordenador do curso “A interpretação dos sonhos na psicanálise: um laboratório onírico didático”, com diversas edições no Rio Grande do Sul. O valor da inscrição é R$ 75,00, e elas podem ser feitas através do site da produtora cultural Cine UM. Mais informações estão disponíveis pelo fone (51) 99320-2714 ou pelo e-mail [email protected].

(Fonte: Cine UM)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *