20251231 isiah whitlock jr papo de cinema e1767193230804

O cinema norte-americano perdeu um dos seus maiores e mais confiáveis intérpretes. Isiah Whitlock Jr. morreu aos 71 anos em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no último dia 30 de dezembro. Ele era um dos atores favoritos do cineasta Spike Lee, tendo participado de seis de suas produções, entre elas Destacamento Blood (2020), pelo qual foi indicado ao prêmio do Sindicato dos Atores de Hollywood na categoria de Melhor Elenco, e Infiltrado na Klan (2018), que ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

A parceria entre Spike Lee e Isiah Whitlock Jr. começou muito antes, no drama A Última Noite (2002). Estrelado por Edward Norton, o filme falava sobre um traficante de drogas que foi condenado e será preso no dia seguinte. Isiah aparece como o agente Flood, o responsável pela sua condicional. Ao longo de uma carreira atravessou décadas, ele trabalhou com outros cineastas de imensa relevância, como Martin Scorsese e Woody Allen. Ao todo foram mais de uma centena de títulos que contaram com a sua participação, tanto no cinema, como na televisão.

Isiah Whitlock Jr.
Isiah Whitlock Jr.

ISIAH WHITLOCK JR. :: CINEMA & TELEVISÃO

Isiah Whitlock Jr. era uma presença constante também na telinha. Seu último trabalho a ser exibido foi a minissérie Assassinato na Casa Branca (2025), da Netflix, em que apareceu como o chefe de polícia Larry Dokes, responsável pela investigadora interpretada por Uzo Aduba. Outras séries de sucesso que contaram com seu nome no elenco foram Nova Iorque Contra o Crime (2002), Lei & Ordem (1995-2004), The Wire: A Escuta (2002-2008), The Good Wife (2011), Veep (2013-2015) e Ela Quer Tudo (2017) – essa criada e inspirada no filme de Spike Lee.

THE WIRE
Isiah Whitlock Jr em cena de The Wire

ISIAH WHITLOCK JR. :: ORIGEM

Isiah Whitlock Jr. nasceu em South Bend, Indiana, EUA, em 13 de setembro de 1954. Quinto de uma família de dez irmãos, lidou com os recursos limitados de seus pais desde cedo. O pai, trabalhava como operário em uma fábrica. Mas isso não o impediu de sonhar grande. Decidido a seguir uma carreira como ator, se mudou para São Francisco na juventude, onde foi estudar no American Conservatory Theater. Sua estreia na tela grande se deu como um bombeiro em Gremlins 2: A Nova Turma (1990), de Joe Dante.

Bastante atuante, Isiah Whitlock Jr. deixou dois trabalhos inéditos. Em breve deverá ser ouvido como um dos dubladores da animação Cara de um, focinho de outro (2026), nova produção da Disney/Pixar. E ainda em 2026 deverá ser lançado o thriller The Body is Water, de Vicky Wight, no qual aparece ao lado de Aunjanue Ellis-Taylor e Stephen Rea.

ISIAH WHITLOCK :: O ADEUS DE SPIKE LEE

A morte de Isiah Whitlock Jr. foi confirmada por seu empresário, Brian Liebman, mas a causa da morte não foi divulgada. A respeito dessa fatalidade, Spike Lee postou em suas redes sociais uma foto do colega e amigo, com a seguinte legenda: “Hoje fiquei sabendo da passagem do meu querido e amado irmão Isiah Whitlock Jr. DEUS O ABENÇOE”.

20250422 banner do youtube canal de ingles moderno azul e vermelho 300 x 250 px 750 x 130

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *