O ator Ilya São Paulo morreu nesta terça-feira, 31. A informação foi divulgada por seu amigo, o também ator Anselmo Vasconcellos. Ilya tinha passado recentemente por uma longa internação no Rio de Janeiro para tratar de um grave ferimento no ombro. Ele foi encontrado já sem vida pela esposa, a atriz Claudia Provedel. “O ator Ilya São Paulo faleceu hoje. Foi meu aluno na Martins Penna onde conheceu a atriz Claudia Provedel, com quem casou e tiveram uma linda filha. Filho do cineasta Olney São Paulo e irmão do ator Irwing São Paulo. Claudia Provedel cuidou dele com amor e companherismo. Acompanhei esses anos todos, desde a Escola, essa união. Ajudei como pude suas dificuldades. Estou muito emocionado com tudo, com as histórias da vida e seus fins. É triste”, escreveu Anselmo em uma postagem na sua conta oficial do Facebook.

LEIA MAIS
Cineasta francês Paul Vecchiali morre aos 92 anos
Gina Lollobrigida, musa do cinema italiano, morre aos 95 anos
Chico Liberato, cineasta e artista plástico, morre aos 87 anos

Nascido em 1963 na cidade baiana de Feira de Santana, Ilya São Paulo era filho do cineasta Olney São Paulo e, portanto, respirou os ares do mundo artístico desde cedo. Sua estreia na televisão se deu em 1992 na telenovela Perigosas Peruas. Ainda na TV, participou dos elencos de Irmãos Coragem (1995), Malhação (1997), Gabriela (2012) e Amor à Vida (2013). Seu último trabalho na telinha foi em Amor de Mãe (2020). Nos cinemas, dirigiu o curta Memórias de um Fantoche (1974), ano em que atuou em O Amuleto de Ogum. Atuou em A Terceira Margem do Rio (1994), Policarpo Quaresma: Herói do Brasil (1998), Brasília 18% (2006) e O Amigo Invisível (2006).

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *