20250922 gravidade papo de cinema banner

O Cine Ceará: Festival Ibero-americano de Cinema 2025 trouxe na noite do último sábado, 20, a exibição de Gravidade, novo filme do diretor Léo Tabosa, no tradicional Cineteatro São Luiz. A produção chamou atenção pela mistura de gêneros – thriller, drama familiar, ficção científica e cinema fantástico – e pela qualidade do elenco, que inclui as talentosas Hermila Guedes e Clarisse Abujamra.

No domingo, 21, o Papo de Cinema conversou, em entrevista exclusiva, com Léo Tabosa, Hermila e Clarisse, que comentaram sobre o processo de criação do filme, os desafios de atuar e dirigir em uma obra tão diversa em termos de gênero, além das referências artísticas que inspiraram Gravidade. Tabosa também participou do bate-papo. Confira!

GRAVIDADE

ENREDO

Na trama, durante uma tempestade solar que ameaça colapsar a gravidade da Terra, quatro mulheres confrontam mistérios enterrados numa mansão à beira do fim. Entre segredos, memórias e rancores, nasce uma nova chance de reordenar o mundo.

Gravidade
Gravidade

MERGULHO EM GÊNEROS E REFERÊNCIAS

Para o diretor Léo Tabosa, trabalhar em Gravidade foi um processo de exploração e descoberta. Ele comentou sobre a variedade de gêneros presentes no filme e as referências que buscou para construir a narrativa:

Eu sempre gostei do thriller e da fantasia, embora não tenha levado isso para meus outros filmes. O máximo que usei foi em Nova York, a marionete de gato, e na pós-produção fiz questão de cortar as cordinhas para mostrar aquele ambiente de gato manipulado por uma marionete. Foi um processo muito interessante. Cresci assistindo filmes de terror e suspense, e poder revisitar esse gênero, mergulhar nesse processo, foi simplesmente espetacular”.

Ele seguiu: “foi um grande desafio porque trouxe diversas referências, especialmente brasileiras. Gosto de lembrar de filmes como As Boas Maneiras, Trabalhar Cansa e O Anjo Exterminador. Também busquei referências literárias para enriquecer a história e dar mais profundidade ao universo do filme”.

DESAFIOS E LIBERDADE NO SET

Hermila Guedes destacou o prazer de trabalhar novamente com Léo Tabosa e a liberdade criativa que teve durante as filmagens: “o que mais me interessou foi que, por ser a terceira parceria junto com o Léo, ele me deixou super à vontade. Depois, o roteiro me fascinou, ainda mais por trabalhar com uma linguagem que nunca tinha explorado: ficção científica, fantástico, thriller. Houve desafios, claro, porque o roteiro não estava totalmente resolvido. Durante ensaios e leituras, fomos ajustando questões das personagens. Confiei muito no que o Léo propôs e no que ele acreditava em mim como atriz”.

Gravidade
Gravidade

UMA IMERSÃO NO PROCESSO

Clarisse Abujamra também comentou sobre o mergulho no roteiro e a atmosfera instigante do set: “foi uma imersão nesse roteiro tão diferente, tão instigante. A filmagem nos trazia surpresas a cada instante – na luz, na direção, no figurino. Isso nos deu respaldo para encarar tanta estranheza do começo. Há uma espécie de atmosfera, um zeitgeist, de que o mundo está em colapso. O que percebemos é que esse colapso das relações humanas se reflete em situações trágicas ou excessivamente alegres, que se contracenam”.

Vale lembrar que o Cine Ceará 2025 vai até o dia 26 de setembro e oferece ao público uma programação diversificada, que inclui debates, mostras competitivas e atividades culturais. O Papo de Cinema acompanha de perto cada detalhe do evento, trazendo entrevistas, críticas e registros dos bastidores, reforçando a conexão com o público e mostrando a força do cinema ibero-americano.

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *