Geni e o Zepelim :: Após polêmicas, filme encontra sua protagonista e dá início às filmagens

Publicado por
Victor Hugo Furtado

Após diversas polêmicas envolvendo a escalação de sua protagonista (confira resumo dos acontecimentos ao final da matéria), o filme brasileiro Geni e o Zepelim encontrou sua estrela principal e terá suas filmagens retomadas na próxima semana na Amazônia. Substituindo Thainá Duarte, o longa de Anna Muylaert terá Ayla Gabriela como intérprete de Geni. A obra, vale lembrar, será a primeira adaptação cinematográfica da clássica canção homônima de Chico Buarque.

GENI E O ZEPELIM: A TRAMA

Geni e o Zepelim segue uma prostituta de uma cidade ribeirinha, localizada no coração da floresta amazônica. Amada pelos desvalidos e odiada pela sociedade local, ela vê sua cidade sendo invadida por tropas lideradas por um tirano, conhecido como Comandante, que chega voando em um imponente zepelim, com um verdadeiro projeto de poder predatório para a região. Ele obriga todos a fugirem rio adentro, onde acabam presos. Porém, quando o Comandante vê Geni, ela percebe que talvez ainda haja uma chance de virar o jogo. Seu Jorge dá vida ao comandante do Zepelim.

O longa, não custa ressaltar, utiliza a mesma referência que Chico usou para compor a música: o conto “Bola de Sebo”, do escritor francês Guy de Maupassant, que narra a história de uma prostituta fugindo da guerra franco-prussiana. Produzido por Iafa Britz, a aposta é assinada pela Migdal Filmes, em coprodução com Paris Entretenimento e Globo Filmes. A distribuição nos cinemas ficará a cargo da Paris Filmes.

GENI E O ZEPELIM: AYLA GABRIELA

Ayla Gabriela ainda é nome a ser descoberto pelo grande público. No cenário cinematográfico, a atriz já se destacou por participar do curta Pássaro Memória, lançado em 2023. Já foi premiada nos festivais de Xerém e Barra Mansa.

Geni e o Zepelim: Ayla Gabriela

Para além das telas, Ayla também atuou no espetáculo Mão de Vaca, de 2024, dirigido por Daniel Passi. Também desenvolveu e atuou na performance Nojo ¥ Deboche, que consistiu em uma ação sobre a urgência do combate à transfobia, feminicídio e racismo. Atualmente, também trabalha na montagem de Hamlet, que será dirigido por Bruce Gomlevsky.

GENI E O ZEPELIM: RELEMBRE A POLÊMICA

​A polêmica em torno do filme Geni e o Zepelim surgiu após a escolha da atriz cisgênero Thainá Duarte para interpretar Geni, uma personagem que, embora não tenha sua identidade de gênero explicitada na canção de Chico, é frequentemente associada a uma mulher trans, especialmente em montagens teatrais e adaptações anteriores. A decisão gerou críticas de artistas e ativistas trans.

Thainá Duarte, antiga protagonista de Geni e o Zepelim

Em resposta, Anna Muylaert defendeu a escolha, afirmando que a personagem Geni pode ser interpretada de diversas formas, representando diferentes tipos de marginalização, como uma mulher trans, uma mãe solo ou uma presidenta destituída do poder. Apesar disso, a controvérsia levou à substituição de Thainá, que se pronunciou. Saiba mais sobre o assunto nas matérias abaixo:

LEIA MAIS
Geni e o Zepelim :: Escolha de atriz cis para interpretar a travesti Geni gera polêmica
Geni e o Zepelim :: Diretora volta atrás e anuncia mudanças. Antiga protagonista se manifesta
Geni e o Zepelim :: Protagonista será interpretada por atriz trans.
Mas ela fará companhia a quais outras personagens trans do cinema brasileiro?

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: victor@papodecinema.com.br