Eduardo-Magalhães-I-Hate-Flash-Brownie-33O Festival Novas Frequências, principal evento internacional de música experimental e exploratória da América do Sul, que acontece entre 1º a 08 de dezembro no Rio de Janeiro, chega à sua 5ª edição com uma programação que inclui, pela primeira vez, uma mostra de cinema. O local para exibição dos filmes será o estúdio Audio Rebel, em Botafogo, todos os dias às 16h, e a programação conta com seis longas-metragens independentes, lançados recentemente e que têm como tema a arte sonora. A maioria ganha sua primeira exibição no Brasil por meio do festival. Os ingressos custarão R$ 10,00.

Entre os filmes, destaque-se Um Ouvido por um Olho (2015), série especial desenvolvida para a NetRadio austríaca Kunstradio, uma das mais prestigiadas do mundo, dirigida pela brasileira Lilian Zaremba, que questiona as relações entre as impressões visuais e sonoras, e convida artistas de diferentes mídias para criarem exercícios do que seria uma rádio visual, ou seja, demonstrarem as experiências visuais de um som, já que é possível, por exemplo, identificar um grito mudo pela expressão da imagem. Neste sentido, a obra apresenta trabalhos de Lenora de Barros, Vivian Caccuri, Alex Hamburguer, Julio de Paula, Cadu Tenório, Marco Scarassatti, DEDO, Thelmo Cristovam e da própria Lilian. Este filme será o primeiro a ser exibido na mostra, no dia 1º, terça-feira, às 16h.

Outro destaque é o Brazil 84, parte da série The Movement of People, de 2014, do artista americano multidisciplinar Phill Niblock, com imagens em 16 mm que trazem longos takes sem edição de pessoas em seus ambientes de trabalho, rurais e urbanos. Os movimentos dos personagens mais se parecem com uma coreografia por conta da relação com a música de Niblock. O filme será exibido no dia 04, sexta, às 16h. Outros filmes são: Phantom Nebula (014), de Makino Takashi; Learning to Listen (2014), de Dan Linn-Pearl, Marianna Roe & Andi Spowart; What We Leave Behind: Jean-Luc Godard Archives (2015), de Soundwalk Collective; e Taking the dog for a walk ( 2014), de Antoine Prum.

O festival  é fruto da parceria entre os produtores culturais Chico Dub e Tathiana Lopes, e surgiu em 2011 sempre à procura de artistas que rompem com fronteiras pré-­estabelecidas em busca de novas linguagens sonoras. Considerado o Melhor Festival do Rio de acordo com o Prêmio Noite Rio 2013, o festival só realiza apresentações inéditas no país. No caso dos artistas nacionais, a curadoria prima por apresentações que nunca ocorreram antes no Rio – seja trazendo artistas de outros estados que ainda não tocaram na cidade ou propondo performances comissionadas de artistas residentes. Além da mostra, o festival conta com shows, performances resultantes de residências artísticas, festa, palestras, discussões, oficinas e, também estreante, exposição de arte e hacklab.  Confira a programação completa abaixo:

1º de dezembro, terça-feira, 16h
Um Ouvido Por Um Olho (2015 – 75 minutos), de Lilian Zaremba

02 de dezembro, quarta-feira, 16h
Phantom Nebula (2014 – 52 minutos), de Makino Takashi

03 de dezembro, quinta-feira, 16h
Learning to Listen (2014 – 60 minutos), de Dan Linn-Pearl, Marianna Roe & Andi Spowart

04 de dezembro, sexta-feira, 16h
Brazil 84 (2014 – 77 minutos), filme e música de Phill Niblock

07 de dezembro, segunda-feira, 16h
What We Leave Behind – Jean-Luc Godard Archives (2015 – 44 minutos), de Soundwalk Collective

08 de dezembro, terça-feira 16h
Taking the dog for a walk (2014 – 128 minutos), de Antoine Prum

(Fonte: Agência Lema)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *