O Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo – Curta Kinoforum – acaba de divulgar a lista de filmes selecionados para sua programação principal. O evento acontece entre os dias 22 e 30 de agosto e tem direção de Zita Carvalhosa. Ao todo, o projeto apresenta anualmente cerca de 400 filmes, que este ano serão exibidos em 7 salas espalhadas por São Paulo, com entrada gratuita.

A Mostra Internacional conta com 59 filmes, selecionados a partir de 3 mil inscrições vindas de 39 países. Entre os escolhidos, estão diversos filmes premiados nos principais festivais do mundo dedicados ao formato, como o francês A Fuga (2013), que recebeu o Urso de Ouro de Melhor Curta-metragem no Festival de Berlim. Dirigido por Jean-Bernard Marlin, o filme mostra um agente do sistema penitenciário francês acompanhando uma garota delinqüente de Marselha que se apresenta à Justiça.

A Mostra Latino-americana exibe a produção de 9 países, em 28 curtas-metragens. Entre eles está o colombiano Solecito (2013), de Oscar Ruiz Navia, que integrou a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2013. Além desse, destacam-se também o chileno Asunción (2013), de Camila Luna Toledo, e o mexicano Contrafábula de uma niña dissecada (2013), de Alejandro Iglesias, ambos integrantes da mostra Cinéfondation de Cannes.

Já a Programação Brasileira, além de trazer obras reconhecidas em festivais de todo o mundo, terá várias estréias. O Pacote (2013), de Rafael Aidar, terá sua primeira exibição no Brasil durante o Festival. O curta já foi exibido na seleção oficial do Festival de Berlim e aborda a questão da homossexualidade e da AIDS de forma simples e sensível.

Também estão estreando O olho e o zarolho (2013) de Juliana Vicente e René Guerra -, uma fábula sobre uma família não convencional diante de valores tradicionais; e O homem que matou Deus (2013), do francês Noé Vitoux, que filmou no interior do Acre com uma equipe totalmente formada por indígenas. O curta mostra um jovem índio de uma aldeia amazônica que, ao perceber que não restam animais para caçar na floresta, decide caçar homens brancos. A lista completa de filmes selecionados está no site www.kinoforum.org.br/curtas/2013/.

Fonte: Sofia Carvalhosa Comunicação

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *