_chicoO 17º Festival do Rio, que começa no dia 2 de outubro, divulgou os filmes que estarão na programação. Durante 15 dias, o evento irá apresentar cerca de 250 filmes de mais de 60 países, além de receber profissionais do audiovisual para palestras e workshops no RioMarket e realizar debates no Cine Encontro. O filme de abertura será Chico: Artista Brasileiro (2015), de Miguel Faria Jr (imagem ao lado). O longa acompanha o cantor e compositor Chico Buarque na montagem de um show com convidados, mostrando seu cotidiano, seu método de trabalho, seu processo criativo e sua trajetória.

Além das mostras já conhecidas Panorama do Cinema Mundial, Expectativa 2015, Première Brasil, Première Latina, Fronteiras, Midnight, Midnight Docs, Film Doc, Geração, Itinerários Unicos e Meio Ambiente, o festival vai dedicar mostras especiais a raridades do Noir Mexicano, ao gênio Orson Welles, às famosas produções de animação do Estúdio Ghibli e aos Grandes Mestres do Cinema. Pelo segundo ano, o Prêmio Felix vai eleger o melhor filme de temática LGBTQ de toda a programação, escolhido por um júri oficial.

Entre os filmes que farão parte do Panorama Grandes Mestres de Cinema, estão Tudo Vai Ficar Bem (2015), de Wim WendersMia Madre (2015), de Nanni Moretti; e Francofonia (2015), de Aleksandr Sokurov. Highlights de 2015 também serão exibidos, com obras premiadas e exibidas nos mais importantes festivais do mundo, como Sicario: Terra de Ninguém, de Denis Villeneuve; Micróbio & Gasolina, de Michel Gondry, e The Lobster, de Yorgos Lanthimos.

O Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – Cine Odeon volta a integrar o circuito do evento, exibindo sessões populares da Première Brasil e do Cine Encontro – um dos eventos mais esperados pelo grande público. No Cine Encontro, os espectadores tem a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico.

O evento também contará com a presença de Hal Hartley, considerado um dos cineastas mais criativos do cinema independente americano dos anos 90 vem ao Rio especialmente para participar da mostra Lição de Cinema com Hal Hartley, em que ele participa de uma aula aberta ao público e apresenta 3 de seus filmes, Flerte (1995), Simples Desejo (1992) e Ned Rifle (2014), sua mais recente produção.

Confira a programação completa aqui.

(Fonte: Festival do Rio)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *