O Festival do Rio 2019 está em sua reta final: até o dia 19, quinta-feira, muitas dezenas de filmes serão apresentados pela cidade, mas o Papo de Cinema já teve a oportunidade de assistir a diversas produções de alto nível. É hora de dar nossas sugestões para quem estiver procurando bons filmes para ver nos últimos dias do evento:

 

Honey Boy (2019)
O filme norte-americano dirigido por Alma Har’el traz uma versão ficcionalizada da vida de Shia LaBeouf, ator prodígio quando criança, e alçado à fama na juventude, apesar de sofrer com os maus-tratos do pai e o abuso de drogas e álcool quando adulto. LaBeouf interpreta o próprio pai nesta história.
“Levando em consideração todo o contexto da produção, especialmente a inspiração na trajetória acidentada de Shia LaBeouf, o ator/roteirista demonstra, além de enorme destreza técnica e do talento contumaz, inteligência emocional para extrair de passagens lancinantes, quando obrigado a colocar-se na pele escorregadia de seu genitor, as faíscas necessárias”. Nota: 4/5. Confira a crítica completa de Marcelo Müller.

 

Antologia da Cidade Fantasma (2019)
Destaque do último Festival de Berlim, o drama fantástico do canadense Denis Côté aborda as consequências do luto numa cidadezinha coberta pela neve. Quando um acidente de carro mata um dos habitantes locais, diversas aparições sobrenaturais semeiam a tensão entre os vizinhos.
“O filme tem vida própria como metáfora do isolamento, seja ele físico – o interior, a neve -, emocional – as variadas reações ao luto – ou mesmo espiritual – a súbita aparição de tais seres -, seguindo sempre a cartilha do diretor de uma narrativa profundamente rígida, pelo lado estético”. Nota: 4/5. Confira a crítica completa de Francisco Russo.

 

Adoráveis Mulheres (2019)
A nova adaptação cinematográfica do livro de Louisa May Alcott, dirigida por Greta Gerwig, tem despertado elogios por onde passa, sendo apontado como provável candidato ao Oscar. Na trama, situada durante a Guerra Civil, quatro irmãs muito próximas têm suas vidas transformadas pela passagem à fase adulta, quando demonstram ambições distintas.
“Com a ajuda de um elenco coeso e muito afinado com a proposta desta história, a diretora/roteirista aos poucos esmiuça a personalidade de cada uma delas ao mesmo tempo em que desnuda as dificuldades das mulheres da época em alçar voo”. Nota: 4/5. Confira a crítica completa de Francisco Russo.

 

O Diabo Entre as Pernas (2019)
O drama mexicano de Arturo Ripstein aborda a rotina de um casal idoso vivendo um relacionamento perverso, marcado tanto pelas agressões verbais quanto pelo desejo sexual. O Velho, por saber do passado voraz de sua esposa antes de conhecê-lo, acredita possuir o direito de traí-la e humilhá-la.
“Como entre Beatriz e o Velho o desejo sexual adquiriu contornos deformados, ambos deixam inconscientemente as mágoas assumirem as rédeas, mesmo que isso os direcione aos abismos em vários instantes”. Nota: 3,5/5. Confira a crítica completa de Marcelo Müller.

 

Alelí (2019)
Na comédia dramática uruguaia dirigida por Leticia Jorge, uma família sofre com a perda recente do patriarca. Começam as disputas entre os filhos pela divisão dos bens, tendo como alvo uma casa na praia.
“Não adentrando nos meandros dramáticos sem deixar um pé na comédia de costumes, a realizadora constrói uma narrativa obviamente inclinada aos finais conciliadores, sem a proposição de uma tomada definitiva de decisões ou de um acerto de contas encarregado de modificar os panoramas”. Nota: 3,5/5. Confira a crítica completa de Marcelo Müller.

 

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