Numa cerimônia de encerramento virtual, transmitida neste domingo, 07, foi anunciado que o longa-metragem indiano Pebbles (2021), de Vinothraj P.S., foi o grande vencedor da edição 2021 do Festival de Cinema de Roterdã, um dos mais tradicionais da Europa. Assim, o Prêmio Tigre foi para uma trama em que um sujeito alcoólatra obriga o filho a acompanha-lo numa verdadeira jornada para trazer de volta a mulher que foi embora após não mais aturar frequentes episódios de violência doméstica. Aliás, o panorama dos vencedores (cuja lista completa você pode conferir integralmente abaixo) aponta para uma tendência de ressaltar produções que, a partir dos personagens e de situações, possibilitem panoramas de lugares, especialmente de comunidades onde impera o conservadorismo.

LEIA MAIS
Bacurau vence mais um prêmio pela Associação de Críticos de Toronto
Festival de Sundance 2021 :: Remake de filme francês é o grande vencedor do evento
Mostra de Tiradentes 2021 :: Açucena vence o prêmio de melhor filme

I Comete: A Corsican Summer (2021) e Looking fo Venera (2021), que dividiram o Prêmio Especial do Júri, também apontam para esse caminho. O primeiro é formado por vários pequenos episódios da vida na Córsega, especialmente focado na interação entre locais e turistas. O segundo mostra um jovem em processo de amadurecimento, mas é basicamente sobre o ambiente machista e opressor que lhe pesa sobre os ombros. Confira abaixo a lista com os vencedores do Festival de Roterdã 2021.

 

Prêmio Tigre
Pebbles (Índia), de Vinothraj P.S.

 Prêmio Especial do Júri
I Comete: A Corsican Summer (França), de Pascal Tagnati
Looking fo Venera (Kosovo), de Norika Sefa

 Prêmio Big Screen
El Perro que No Calla (Argentina), de Ana Katz

Prêmio Ammodo Tiger (curtas)
Sunsets, Everyday (Paquistão), de Basir Mahmood
Terranova (Cuba), de Alejandro Pérez Serrano e Alejandro Alonso Estrella
Maat Means Land (Estados Unidos), de Fox Maxy

Prêmio do Júri Jovem
La Nuit des Rois (Costa do Marfim), de Phillipe Lacôet

Prêmio do Público
Quo Vadis, Aida? (Bósnia), de Jasmila Zbanic

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *