O Festival de Berlim 2026, que acontecerá entre 12 e 22 de fevereiro, já começa a ganhar forma e promete uma edição especialmente robusta: a Berlinale revelou o filme de abertura, confirmou a presença do brasileiro Karim Aïnouz na disputa pelo Urso de Ouro e outras novidades. Entre estreias mundiais, diversidade de estilos e um olhar atento para o cinema contemporâneo global, o evento alemão sinaliza desde já um panorama artístico ambicioso. Siga o fio para saber mais!
FESTIVAL DE BERLIM 2026
FILME DE ABERTURA
A Berlinale 2026 será inaugurada com a estreia mundial de No Good Men, terceiro longa-metragem da premiada cineasta afegã Shahrbanoo Sadat. O filme abre oficialmente o festival no dia 12 de fevereiro, em exibição no Berlinale Palast.
Segundo a diretora do festival, Tricia Tuttle, em nota à imprensa, Sadat “se consolida como uma das vozes mais instigantes do cinema atual”. Para ela, No Good Men “combina romance e humor a uma narrativa política poderosa, ao mesmo tempo em que amplia o olhar sobre a vida das mulheres afegãs”. Baseado em eventos reais, o longa ganha ainda mais peso pelo risco pessoal assumido pela diretora durante sua realização.
Na trama, Naru, única cinegrafista da TV de Cabul, passa a questionar sua crença de que não existem homens bons no Afeganistão após acompanhar um repórter em uma missão às vésperas do retorno do Talibã. O filme é uma coprodução internacional entre Alemanha, França, Noruega, Dinamarca e Afeganistão, com filmagens realizadas em diferentes regiões da Alemanha.
BRASIL NA COMPETIÇÃO
O Brasil marca presença na mostra competitiva com Rosebush Pruning, novo longa de Karim Aïnouz, selecionado para disputar o Urso de Ouro. O filme reforça a relação histórica do cineasta com o Festival de Berlim, onde já esteve em competição com Praia do Futuro, em 2014, e em mostras paralelas, em 2018, com Aeroporto Central.
Coprodução internacional envolvendo nomes como MUBI, The Match Factory e Fremantle, o longa conta com um elenco de peso, que inclui Callum Turner, Jamie Bell, Lukas Gage, Elena Anaya, Tracy Letts, Elle Fanning e Pamela Anderson.

COMPETIÇÃO BERLINALE
Ao todo, 22 filmes integram a Competição da Berlinale 2026, concorrendo aos Ursos de Ouro e Prata. A seleção reúne um filme de estreia, uma animação e um documentário, com produções oriundas de 28 países. Desses títulos, 20 terão exibição em estreia mundial.
A diversidade também se reflete na autoria: nove filmes foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, enquanto 14 cineastas já passaram anteriormente pelo festival – seis deles, inclusive, em competição.
Para Tricia, a seleção deste ano “reafirma a força artística do evento”. Comédias satíricas, filmes de gênero, suspense psicológico, histórias de amor, anime e até um faroeste compõem um mosaico que, segundo a curadoria, “sintetiza a vitalidade do cinema mundial em 2026”.
Os vencedores serão definidos pelo júri, presidido por ninguém menos que Wim Wenders, no dia 21 de fevereiro. A seguir, fique com a lista de competidores:

LISTA DE FILMES EM COMPETIÇÃO (URSO DE OURO)
- A New Dawn, de Yoshitoshi Shinomiya
- At the Sea, de Kornél Mundruczó
- À voix basse, de Leyla Bouzid
- Dao, de Alain Gomis
- Dust, de Anke Blondé
- Etwas ganz Besonderes, de Eva Trobisch
- Everybody Digs Bill Evans, de Grant Gee
- Gelbe Briefe, de İlker Çatak
- Josephine, de Beth de Araújo
- Kurtuluş, de Emin Alper
- Meine Frau weint, de Angela Schanelec
- Moscas, de Fernando Eimbcke
- Nina Roza, de Geneviève Dulude-de Celles
- Queen at Sea, de Lance Hammer
- Rose, de Markus Schleinzer
- Rosebush Pruning, de Karim Aïnouz
- Soumsoum, la nuit des astres, de Mahamat-Saleh Haroun
- The Loneliest Man in Town, de Tizza Covi e Rainer Frimmel
- Wolfram, de Warwick Thornton
- Wo Men Bu Shi Mo Sheng Ren, de Anthony Chen
- Yo Love is a Rebellious Bird, de Anna Fitch e Banker White
- Yön Lapsi, de Hanna Bergholm
MAIS BRASIL
O Festival de Berlim 2026 também amplia a presença brasileira para além da competição principal, com seis produções nacionais selecionadas em diferentes mostras da Berlinale, reforçando a diversidade temática e a força autoral do cinema brasileiro no cenário internacional. Na seção Perspectives, Nosso Segredo, estreia na direção de Grace Passô, acompanha uma família negra que tenta reconstruir a vida após uma perda, enquanto um segredo guardado pelo filho caçula confronta dores profundas e abre espaço para novos caminhos.
Já a Mostra Panorama traz Isabel, de Gabe Klinger, sobre uma sommelière paulistana em crise profissional e pessoal, e Se eu fosse vivo… vivia, de André Novais Oliveira, um delicado retrato de um casal unido pela promessa de envelhecer junto, até que a morte impõe seus limites.
Nas mostras Generation, o Brasil marca presença com Papaya, de Priscilla Kellen, fábula amazônica sobre pertencimento e transformação; Quatro Meninas, de Karen Suzane, que retrata a fuga de jovens escravizadas em busca de liberdade; A Fabulosa Máquina do Tempo, de Eliza Capai, sobre meninas entre heranças do passado e sonhos futuros; e Feito Pipa, de Allan Deberton, um sensível relato de amadurecimento entre um garoto e sua avó.

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Mostra de Tiradentes 2026 :: Karine Teles será a grande homenageada da 29ª edição do festival mineiro - 20 de janeiro de 2026
- Festival de Berlim 2026 :: Filme de abertura, longas da mostra competitiva com brasileiro Karim Aïnouz e mais! Evento alemão anuncia novidades. Confira! - 20 de janeiro de 2026
- Sessão da Tarde :: Apesar do gancho, Sociedade Secreta dos Segundos Filhos Reais, filme desta terça (20/01), não teve sequência. O que aconteceu? - 20 de janeiro de 2026
Deixe um comentário