20251112 delegacao artistica 800

Após confirmar as presenças de Isabelle Huppert e Pierre Richard, o Festival de Cinema Francês do Brasil 2025 ampliou sua lista de convidados com mais cinco nomes que representam a diversidade e o vigor da produção contemporânea da França. A delegação reforça o caráter plural do evento, que se consolidou como ponto de encontro entre o cinema francês e o público brasileiro. 

Programado para acontecer de 27 de novembro a 10 de dezembro, o festival – que em sua 16ª edição adota oficialmente o novo nome, substituindo o antigo Varilux – promete uma imersão nas mais recentes tendências e talentos do país europeu. Siga o fio e conheça os talentos que visitaram nosso país! 

LEIA MAIS
– Festival de Cinema Francês do Brasil 2025 :: Ator e diretor Pierre Richard virá ao Brasil para receber homenagem especial da 16ª edição do evento
– Isabelle Huppert :: Atriz virá ao Festival de Cinema Francês do Brasil 2025 para divulgar seu mais novo filme! 

FESTIVAL DE CINEMA FRANCÊS DO BRASIL

DELEGAÇÃO ARTISTICA

Entre os novos nomes confirmados na delegação francesa, destaca-se Valérie Donzelli, reconhecida por sua versatilidade como diretora, roteirista e atriz. Premiada recentemente no Festival de Veneza pelo roteiro de Mãos à Obra (A pied d’œuvre), Donzelli volta a ganhar os holofotes após o sucesso de O Amor e as Florestas (L’amour et les forêts). Sua filmografia reflete uma sensibilidade apurada para retratar dilemas afetivos e familiares. 

Estrela de Mãos à Obra, Bastien Bouillon também desembarca no Brasil. Vencedor do César de Melhor Ator Revelação em 2023, o ator é presença recorrente nas produções de Donzelli – parceria que começou em A Guerra Está Declarada (2010). 

Outro convidado da delegação é Salif Cissé, revelação das comédias Voz de Aluguel (Le Répondeur) e Os Bastidores do Amor (Le Beau Rôle). Versátil, o ator também acumula papéis em produções de destaque como O Livro da Discórdia (2023), Só Nós Dois (2023) e A Vida da Minha Mãe (2024), comprovando sua crescente presença no panorama audiovisual francês.

Festival de Cinema Francês do Brasil 2025: No alto, da esquerda para a direita: Isabelle Huppert, Fabienne Godet e Valérie Donzelli. Embaixo, da esquerda para direita: Victor Rodenbach, Bastien Bouillon, Salif Cissé e Pierre Richard
Festival de Cinema Francês do Brasil 2025: No alto, da esquerda para a direita: Isabelle Huppert, Fabienne Godet e Valérie Donzelli. Embaixo, da esquerda para direita: Victor Rodenbach, Bastien Bouillon, Salif Cissé e Pierre Richard

Responsável pela direção de Voz de Aluguel, Fabienne Godet traz ao festival sua assinatura. Roteirista e documentarista, ela estreou em longas com Sauf le respect que je vous dois (2006), elogiado pela crítica, e chamou atenção com Ne me libérez pas je m’en charge (2009), indicado ao César de Melhor Documentário. Sua filmografia explora a complexidade das relações humanas e a busca por identidade. 

Fechando o grupo, o diretor e roteirista Victor Rodenbach apresenta Os Bastidores do Amor (Le Beau Rôle), seu primeiro longa. A produção acompanha um casal de atores cuja relação é colocada à prova quando um deles decide se aventurar no cinema, em uma reflexão sobre arte, ego e intimidade. 

MAIS SOBRE O EVENTO

Organizado há 15 anos pela produtora Bonfilm, com apoio da Embaixada da França, das Alianças Francesas e da Unifrance, o evento segue com a mesma proposta de oferecer ao público brasileiro “as melhores e mais recentes produções francesas e criar oportunidades de encontros entre artistas e profissionais dos dois países“. Segundo Emmanuelle e Christian Boudier, diretores da Bonfilm, em nota à imprensa, o novo nome “reflete um dos nossos principais diferenciais: a abrangência nacional do evento”. Ainda conforme a nota, a iniciativa “abre a novos parceiros, buscando garantir o crescimento do festival“.

Festival de Cinema Francês do Brasil 2025
Festival de Cinema Francês do Brasil 2025

Com mais de dois milhões de espectadores desde sua criação, e único festival nacional realizado simultaneamente nos cinemas de cidades de maior e menor porte do norte ao sul do país, o Festival de Cinema Francês do Brasil está em fase de produção e, conforme revelado, “promete uma programação rica e diversa para satisfazer os amantes da cinematografia francesa“.

Vale lembrar que o festival segue com o apoio de Varilux – marca do grupo EssilorLuxottica – como “Patrocinador Master Apresenta”. Contará também com os patrocínios do banco BNP PARIBAS, que entra pela primeira vez em 2025, do grupo PERNOD RICARD, da VOLTALIA e da AIR FRANCE, além do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo: 

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *