Faroeste Caboclo, de René Sampaio, estreou ontem, 10 de setembro, no fim da tarde, no 38th Toronto International Film Festival. O filme, baseado em canção da banda brasileira Legião Urbana, sucesso nos anos 80, foi elogiado pela crítica especializada. O filme já estuda propostas de lançamento internacional nas salas de cinema e os produtores devem fechar lá importantes acordos comerciais e de exibição no exterior durante o evento.

A crítica comenta a qualidade de interpretação do elenco e em especial as performances de Fabrício Boliveira, Isis Valverde e Felipe Abib. O texto ressalta que as cenas mais eletrizantes são as que fazem alusão ao gênero faroeste, com um final particularmente empolgante, e conclui que quando o filme termina “entende-se que João não está lutando pelo que é certo, mas sim pelo seu direito a uma identidade própria“.

Na internet, o portal indiewire.com, referência para toda a indústria cinematográfica e especializado em cinema independente, exalta as qualidades do filme e diz que “um dos pontos fortes de ‘Brazilian Western’, além maneira suntuosa e quase onírica de captar como uma capsula do tempo a Brasília do passado é a habilidade de misturar as diversas tramas, subtramas e flashbacks com relativa facilidade“. Entre muitos pontos positivos, também ressalta a qualidade da trilha Punk Rock e New Wave dos anos 80 e a “impressionante” direção de arte e figurinos de época. Já o site canadense cinemablographer.com deu 4 estrelas para o filme e começa o texto dizendo que trata-se de uma instigante fusão de estilos com um exercício de fluidez de gêneros cinematográficos. O texto completa que o malfadado triângulo amoroso rejeita os finais fáceis que seriam vistos num filme hollywoodiano.

É no Festival de Toronto que costumam estrear internacionalmente muitos dos filmes favoritos ao Oscar. Foi assim com Quem Quer Ser um Milionário (2008), Guerra ao Terror (2009), o Discurso do Rei (2010) e também com Argo (2012) , vencedor da última edição do prêmio da Academia. O Segredo dos Seus Olhos (2009), último longa latino americano a vencer o prêmio de melhor filme estrangeiro, também foi apresentado ao público de Toronto.

Fonte: Europa Filmes

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *