Após seis dias de intensa programação, oficial e paralela, o FAM: Florianópolis Audiovisual Mercosul 2022 está chegando ao fim. Mas não se engane, ainda há títulos para serem apresentados no Cine Show: Beiramar Shopping – R. Bocaiúva, 2468 – 1002 – Centro, na capital catarinense, com sessões gratuitas. Antes disso, é claro, rodadas de negociação, palestras e reuniões estarão acontecendo no Majestic Palace Hotel (Av. Jorn. Rubéns de Arruda Ramos, 2746 – Centro), sede do evento que está localizada ao lado do centro de exibições. Os encontros destinados aos profissionais do cinema ocorrem das 09 às 15 horas.
LEIA MAIS
FAM 2022 :: Rally Universitário cria clima de gincana na capital catarinense
BrLab :: Relação entre players e produção independente é tema de palestra em Florianópolis
A Mãe vence 29º Festival de Vitória!
Ao todo, cinco encontros fecharão a edição do FAM deste ano. Às 16 horas, acontecerá o debate “O Cinema Urge”, com realizadores presentes no festival e, em seguida, serão apresentados quatro curtas-metragens com classificação indicativa de 14 anos. A minutagem corrida da produções totalizará pouco mais de 45 minutos de sessão. O primeiro será O Ciclope. Dirigido por Guilherme Cenzi e Pedro Achilles, o drama segue um mulher que lembra da última visita feita ao seu pai na prisão. Nesse encontro, ele conta sobre a história do Ciclope, uma criatura amaldiçoada que desde o dia em que nasce, já sabe o dia em que irá morrer. Na sequência, será a vez de Mãe Solo, de Camila de Moraes. O documentário retrata as histórias de duas mães, trazendo consigo algumas reflexões essenciais sobre como a responsabilidade na criação dos filhos recai sobre as mulheres e expõe as questões que envolvem a falta de apoio, acolhimento e superação.
O antepenúltimo produto do dia é O Elemento Tinta, projeto de Luiz Maudonnet e Iuri Salles, que explora um grupo de pichadores que se unem em uma ação direta contra como o governo Bolsonaro geriu o país durante a pandemia da Covid-19. Por fim, o silencioso O Pato será projetado em tela grande para mostrar Cida, uma mulher que decide acabar com o ciclo de violência em sua casa, e ser um exemplo para sua filha, Fia. A empreitada tem Antonio Galdino como diretor.
Às 19 horas, o projetor irá pausar por mais de uma hora para a realização da premiação oficial do evento. A festa entregará o Troféu Panvision aos melhores filmes da edição, eleitos pelos júris oficial e popular. Enfim, às 20h30 será o momento de assistir, sob classificação indicativa de 16 anos, ao longa Mares do Desterro.
Idealizado pela cineasta Sandra Alves, a trama acompanha uma família que vive isolada há 10 anos numa praia deserta. Ali, o tempo é outro. Enclausuradas pelo espaço, as relações são condensadas e tornam-se brutais. O mesmo domínio revela a experiência daquele que se submete e daquele que resiste e enfrenta. Isolada com a família numa ilha selvagem, Divina guarda um segredo. O elenco conta com Débora Ingrid, Georgette Fadel, Ianô Hak, Luciano Bortoluzzi, Sofia Kawall Bortoluzzi e Rodrigo Kawall Bortoluzzi.
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- A Última Sessão - 13 de dezembro de 2024
- Privadas de Suas Vidas :: Terror nacional começa a ser gravado em São Paulo - 13 de dezembro de 2024
- Critics Choice Awards 2025 :: Ainda Estou Aqui é indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira - 12 de dezembro de 2024
Deixe um comentário