Neste domingo, 25, a faixa Domingo Maior, da TV Globo, 00:15 (madrugada de domingo para segunda), exibe o aclamado Bacurau, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Lançado em 2019, o longa rapidamente se tornou um dos maiores fenômenos do cinema brasileiro recente, chamando atenção em festivais internacionais e provocando debates acalorados no país. A seguir, relembramos algumas curiosidades e conquistas que ajudaram a consolidar Bacurau como um marco cultural, dentro e fora das telas. Siga o fio!
DOMINGO MAIOR: BACURAU
No Domingo Maior, em um futuro próximo, os moradores de um pequeno povoado no sertão nordestino percebem que sua comunidade desapareceu dos mapas e sinais estranhos começam a surgir. Quando ameaças externas colocam suas vidas em risco, eles se unem em uma resistência feroz.
BACURAU NO MAPA
Antes de ser exibido no Brasil, Bacurau teve sua estreia mundial no prestigiado Festival de Cannes, em maio de 2019, onde recebeu o Prêmio do Júri. A vitória colocou o filme em destaque internacional e provocou curiosidade imediata sobre sua proposta ousada. A primeira exibição em solo brasileiro aconteceu em agosto do mesmo ano, em uma sessão especial no Festival de Gramado, que consolidou a expectativa em torno da obra entre público e crítica nacionais.

O longa chamou atenção por sua combinação singular de gêneros – do faroeste à ficção científica, passando pelo horror político – e por uma narrativa que mescla realismo social com elementos fantásticos. Ambientado em um povoado do sertão nordestino que misteriosamente some do mapa, Bacurau constrói uma alegoria sobre colonialismo, violência e resistência popular. Com um elenco afiado liderado por Barbara Colen, Sônia Braga e o alemão Udo Kier, o filme se destacou também por sua linguagem cinematográfica ousada e por seu tom provocador, que ressoou com o contexto político brasileiro.

A partir de Cannes, Bacurau percorreu uma trajetória vitoriosa por festivais ao redor do mundo, com prêmios em eventos como Munique, Lima e Havana. No Brasil, foi o grande vencedor do Prêmio Grande Otelo de 2020 e do Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro. Mais do que um sucesso de crítica, Bacurau consolidou-se como um símbolo de identidade e força coletiva no cinema nacional.
Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:
PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky | Canal WhatsApp
A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!
PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE
E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Altitude Film Fest :: Entrevista com Célia Cardoso (Exclusiva) - 23 de maio de 2025
- Pablo e Luisão :: T01 - 23 de maio de 2025
- Pablo e Luisão - 23 de maio de 2025
Deixe um comentário