Hoje, dia 07 de maio, começam as filmagens do documentário gaúcho Baguá: uma cidade à margem do futebol moderno. Com direção de Leonardo Brião, Luigi Rokero e Rodrigo Schuster, o curta contará a história da cidade de Bagé (RS), desde a década de 1920 aos tempos atuais, através do clássico futebolístico da cidade, o Baguá. A previsão de estreia é para o mês de novembro deste ano. O filme é uma realização entre Butiá Produtora e QG Filmes.

A cidade contém uma enorme tradição no futebol estadual. O Grêmio Bagé foi Campeão Gaúcho no ano de 1925, e o seu rival, o Guarany, é a única equipe do Rio Grande do Sul, afora a dupla Grenal, com mais de um título (1920 e 1938). As equipes, porém, vivem hoje outra realidade. De lá pra cá vieram alguns vice-campeonatos gaúchos, títulos do interior do Estado e, então, os rebaixamentos. Hoje, ambos encontram-se na Segunda Divisão do Estado. Em Bagé, a situação de decadência não foi diferente.

O filme busca fazer um resgate histórico da cidade, que parece ter parado no tempo. O que justifica a queda de rendimento destes campeões? Em que parte de suas histórias estes grandes times perderam-se no caminho? Existem culpados ou foi somente a ação dos novos tempos de uma modernização da economia no Estado, onde a agropecuária, principal fonte de renda dos clubes no passado (vide a cidade de Bagé), pode ter ficado para trás? Talvez as justificativas sejam ambas, ou os questionamentos a serem feitos sejam outros. Estas serão as questões que o documentário explorará, para lembrar ao futebol gaúcho que ainda existem, mesmo que adormecidos, “gigantes” vivendo lá para os lados do Pampa.

Para mais informações, acesse a página oficial do filme no Facebook.

(Fonte: Butiá Produtora)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *