O documentário Repare Bem, da portuguesa Maria de Medeiros, estreia nesta sexta-feira, 23 de agosto, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Salvador e Porto Alegre. O filme conta o drama de três gerações de mulheres, que vivem uma história de sobrevivência, de coragem e de luta por um mundo mais justo entre o Brasil, o Chile, a Itália e a Holanda.

Premiado como Melhor Longa-metragem Estrangeiro pelo Júri Oficial, Melhor Longa-metragem Estrangeiro pelo Júri da Crítica e Prêmio Dom Quixote no 41º Festival de Cinema de Gramado, Repare Bem traz a história do jovem guerrilheiro Eduardo Leite “Bacuri”, que morre em 1970 nas mãos da ditadura militar brasileira, depois de 109 dias de tortura. Sua companheira Denise Crispim, perseguida e presa durante a sua gravidez, consegue fugir para o Chile depois do nascimento de Eduarda. Lá, encontra seus pais exilados, os quais dedicaram toda a sua vida à luta pela liberdade. Mas a violência da repressão volta a atingir a família com o golpe de Estado de Augusto Pinochet, obrigando pais e filhos a se dispersar pelo mundo.

Hoje, depois de quarenta anos vividos entre a Itália e a Holanda, Denise e Eduarda receberam Anistia e Reparação do Brasil. A verdade sobre o passado abre caminho para um futuro mais justo. No filme ainda se destacam a figura de Encarnación, a avó resistente e autora de um fascinante diário, Denise, a mãe lutadora que defende como uma onça sua filha e Eduarda, a menina europeia que se reencontra com o Brasil.

Fonte: Procultura

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *