O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, maior premiação do cinema nacional, divulgou a lista de finalistas da sua 13ª edição. O evento será realizado no dia 26 de agosto, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além de premiar os filmes lançados em circuito comercial em 2013, o Grande Prêmio fará uma homenagem ao diretor Domingos Oliveira.

Neste ano, a grande novidade é a criação de uma nova categoria: Melhor Longa-Metragem de Comédia. “É o prêmio mais valorizado do cinema brasileiro, porque é concedido pela classe cinematográfica. É o reconhecimento e o aplauso dos cineastas ao talento de seus pares. A comédia é uma tradição do cinema brasileiro, mas sempre foi pouco valorizada. Criando o prêmio Comédia, a Academia reconhece sua importância no desenvolvimento do nosso cinema”, comenta Roberto Farias, presidente da academia.

Os ganhadores são votados pelos membros da Academia Brasileira de Cinema. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e pelo site http://www.canalbrasil.com.br/. Os líderes de indicações esse ano são Faroeste Caboclo (2013), de René Sampaio e Serra Pelada (2012), de Heitor Dhalia, com 13 menções cada. Já o filme Flores Raras (2012), de Bruno Barreto, recebeu 12 indicações. Confira abaixo a lista de indicados nas principais categorias:

Melhor Longa-Metragem de Ficção:

Melhor Longa-Metragem Documentário:

Melhor Direção:

Melhor Atriz:

Melhor Ator:

Melhor Atriz Coadjuvante:

Melhor Ator Coadjuvante:

Melhor Longa-Metragem de Animação:

Melhor Longa-Metragem Infantil:

Melhor Roteiro Original:

Melhor Roteiro Adaptado:

Melhor Longa-Metragem Comédia

Melhor Longa-Metragem Estrangeiro:

Para a lista completa dos indicados ao 13º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, acesse o site http://academiabrasileiradecinema.com.br/.

Fonte: Espaço Z.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *