Mais um importante ciclo de exibições de curtas oriundos do Rio Grande do Sul se encerrou na serra gaúcha. No último sábado, 21, o público virtual do 49º Festival de Cinema de Gramado conheceu os vencedores de 2021. Com temas contemporâneos e de extrema importância, como racismo, exclusão e representatividade, Desvirtude, da diretora Gautier Lee, recebeu o Prêmio Assembleia Legislativa de melhor filme. Em seu discurso, Lee aproveitou o espaço para agradecer a equipe e enfatizar que a produção não contou com nenhum orçamento. Segunda ela, foram gastos “R$ 17 para comprar uma base para a nossa atriz”, referindo-se a maquiagem de Évellyn Santos, que dá vida a protagonista Kenia – cujo papel lhe rendeu o troféu de Melhor Atriz – que sofre um caso de racismo na Universidade e precisa lidar com as injustiças consequências do acontecimento. Além da categoria principal e de interpretação já mencionadas, o projeto ainda faturou as categorias de Melhor Direção e Montagem.
Já o escolhido pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) foi o cômico Eu Não Sou Um Robô, de Gabriela Lamas, que trata do tema da robotização das pessoas em tempos de pandemia. A comissão julgadora formada pelos críticos e jornalistas Victor Hugo Furtado (redator aqui do Papo de Cinema), Rodrigo de Oliveira (ex-colaborador do Papo de Cinema) e Siliane Vieira justificou a condecoração da seguinte forma: “Captura o espírito do nosso período pandêmico, não apenas na temática, mas em sua execução de guerrilha, além da maneira criativa com que abastece o texto fílmico com histórias partilhadas pela internet, com humor e ousadia, envolvendo o espectador com diálogos verborrágicos, entregues com naturalidade pela atriz/diretora”.
Vale lembrar que o Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema da Mostra Gaúcha de Curtas é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, realizado há 18 anos em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado. Confira a relação completa de premiados abaixo:
- Melhor Filme: Desvirtude, de Gautier Lee
- Melhor Ator: Álvaro Rosacosta, por Rufus
- Melhor Atriz: Evellyn Santos, por Desvirtude
- Melhor Direção: Gautier Lee, por Desvirtude
- Melhor Roteiro: Felipe Yurgel, Gabriela Lamas, Maurilio Almeida, por Eu Não Sou Um Robô
- Melhor Fotografia: Lívia Pasqual, por Eu Não Sou Um Robô
- Melhor Montagem: Gabriel Borges, por Desvirtude
- Melhor Direção de Arte: Gabriela Lamas, por Eu Não Sou Um Robô
- Melhor Trilha Sonora: Renan Franzen, por Noite Macabra
- Melhor Desenho de Som: Kiko Ferraz e Chrístian Vaisz, por Um Dia De Primavera
- Melhor Produção Executiva: Álvaro Rosa Costa, Carmem Fernandes, Fernanda Kern, Laura Cohen, Lisiane Cohen, Maurício Borges de Medeiros, por Era Uma Vez Uma Princesa
- Melhor Filme pelo Júri da Crítica: Eu Não Sou Um Robô, de Gabriela Lamas
- Menção Honrosa: Rota, de Mariani Ferreira
LEIA MAIS
Festival de Gramado 2021 :: Carro Rei é o vencedor com 4 Kikitos
Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)
- A Última Sessão - 13 de dezembro de 2024
- Privadas de Suas Vidas :: Terror nacional começa a ser gravado em São Paulo - 13 de dezembro de 2024
- Critics Choice Awards 2025 :: Ainda Estou Aqui é indicado a Melhor Filme em Língua Estrangeira - 12 de dezembro de 2024
Deixe um comentário