Um dos traços que une todos os povos é a culinária. Mesmo que as culturas consumam alimentos e pratos diferentes, o apreço pela gastronomia é o mesmo – e que, por isso, também rende boas histórias na ficção. De breves cenas à base central dos roteiros, a culinária costuma ser retratada com bastante paixão, seja em filmes de comédia, drama ou outro gênero. Ainda que algumas vezes a obra caia no clichê, e não surpreenda os telespectadores, o fato de a comida ter um destaque já é um motivo para se deliciar.
Delicioso: da cozinha para o mundo
Lançado no final de 2021, Delicioso: da cozinha para o mundo é um interessante filme para quem gosta de ambientação histórica e de ver a comida como arte. A obra se passa antes da Revolução Francesa, quando havia uma clara divisão de classes entre uma minoria nobre e uma maioria pobre. Dentro desse contexto, um genial cozinheiro arquiteta uma vingança. Quando o assunto é a culinária, algumas partes do enredo são destaque. O cozinheiro, por exemplo, deseja fazer um prato usando batatas. Porém, naquela época, o alimento era visto como “de pobre”, e por conta dessa ideia, o chef é demitido.
Para quem vive em 2022 é estranho imaginar uma situação dessa, já que o legume está presente na vida de todos. Atualmente, um quilo de batata custa R$ 2,99, de acordo com as ofertas do Extra. Apesar de ser um dos alimentos mais econômicos, ele está em diferentes pratos, como bacalhoada, muffins de purê, escondidinho com carne seca e muito mais. Embora surpreenda o fato de a batata não ser aceita pela nobreza, é esse conflito que faz o filme se desenvolver. Mesmo assim, a história não é das mais diferentes, porém, é interessante pelos cenários bucólicos e cenas focadas na cozinha.
A 100 passos de um sonho
Outro filme que se passa na França é A 100 passos de um sonho, mas em tempos mais atuais. Nessa obra, o foco é o embate entre uma chef e um estabelecimento indiano. Além do destaque dado à culinária em si, o enredo mostra ainda questões políticas de maneira bastante sensível. Na trama, a família Kadam vive uma tragédia na terra natal, que é a Índia e, por isso, se muda para a França, berço da alta gastronomia. As dificuldades para alcançar um sonho, principalmente por estar longe de casa, é o ponto focal do filme. Mas os telespectadores são convidados também a conhecer os exóticos sabores indianos. O filme A 100 passos de um sonho é para quem quer se emocionar com um enredo sensível. Os diretores são os mesmos de Sempre a seu lado e Chocolate.
A história de uma criança com fome
Para quem não abre mão de um filme baseado em fatos reais, uma alternativa é A história de uma criança com fome” A trama conta o que se passou com o chef e escritor Nigel Slater. Ele cresceu com a mãe que não tinha dotes culinários e apelava aos alimentos prontos. Depois do falecimento da matriarca, o pai contrata uma empregada que adora a cozinha. A partir daí, o jovem, que já se interessava por culinária, começa a se destacar ainda mais para se sobressair a ela. Apesar do nome chocante, o filme é mais sobre a vontade de aprender do que a respeito da fome em si – até porque o jovem se alimentava, porém, não da forma como desejava. O público pode esperar por uma obra leve e, ao mesmo tempo, sensível. Além desses, há muitos outros filmes que mostram a culinária com destaque. Mesmo quando não são enredos inovadores, vale a pena conhecê-los para aprender mais sobre a gastronomia e – por que não – se deliciar.
Últimos artigos deRedação Papo de Cinema (Ver Tudo)
- Podcast #171 :: A Substância - 11 de dezembro de 2024
- Branca de Neve - 11 de dezembro de 2024
- Fé para o Impossível - 11 de dezembro de 2024
Deixe um comentário