O Festival Escolar de Cinema, uma das mais importantes ações do Programa de Alfabetização Audiovisual, chega em 2015 à sua sétima edição, tornando-se um hábito dentro do calendário escolar da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul. O evento acontecerá em Porto Alegre durante cinco semanas, entre os dias 15 de abril e 15 de maio. Além das salas já parceiras, Sala P. F. Gastal, CineBancários e Sala Redenção, este ano o festival conta com mais um ponto de exibição, a Cinemateca Capitólio.

O evento busca, além de oportunizar o acesso dos estudantes a experiência do cinema em seu formato mais nobre de exibição, proporcionar a interação dos participantes com espaços significativos da cidade de Porto Alegre, como Usina do Gasômetro, Campus Central da UFRGS e Centro Histórico. A expectativa é que cerca de 12.000 estudantes e professores assistam a filmes especialmente selecionados para as faixas etárias dos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos.

Além das sessões regulares do Festival, na semana de 07 a 09 de abril, o Festival realiza as Sessões Preparatórias para Professores,para que eles possam assistir aos filmes com antecedência em relação aos alunos e debater com os convidados as possibilidades de desdobramentos em sala de aula. Entre os debatedores estão Marcus Mello, Fatimarlei Lunardelli, Lisiane Coehn, Clóvis Massa, Diogo Onofre de Souza e Luiz Fernando Fontoura.

Ainda, na sessão que acontece no dia 17 de abril, na Cinemateca Capitólio, além de assistirem ao filme As Aventuras do Avião Vermelho (2014), de Frederico Pinto e José Maia, os estudantes terão a oportunidade de conversar com os diretores do filme e de conhecer o escritor Luis Fernando Verissimo, em quem seu pai Erico se inspirou para escrever o livro que deu origem ao filme.

A programação também conta com clássicos como Tempos Modernos (1936), de Charles Chaplin, e Cantando na Chuva (1951), de Gene Kelly e Stanley Donen, além dos recentes O Grande Hotel Budapeste (2014), de Wes Anderson, Uma Viagem Extraordinária (2014), de Jean-Pierre Jeunet, e O Lobo Atrás da Porta (2014), de Fernando Coimbra.

Para participar, as escolas devem realizar o agendamento das turmas para as sessões regulares do Festival, que devem ser feitas exclusivamente por telefone, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h pelos telefones: (51) 3289 7460/3289-7461/3289-7452/ 3289 7457. As vagas para as sessões são limitadas.

A programação completa pode ser consultada no site  www.alfabetizacaoaudiovisual.blogspot.com.br

(Fonte:  Sala P.F. Gastal)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *