Longa de encerramento - Garoto, de Julio BressaneComeça nesta terça (21/6) e vai até o próximo domingo (26/6), na Sala P.F. Gastal (Avenida Presidente João Goulart, 551), o 3° Festival Diálogo de Cinema. A proposta é trazer obras de dentro e fora do país para o público de Porto Alegre, sempre com acesso gratuito. Serão duas Mostras Competitivas: a Mostra Diálogo, que exibirá 16 curtas-­metragens nacionais de 9 estados, e a Mostra Cercanias, que irá exibir 12 produções gaúchas. A Mostra Internacional, que traz 11 curtas estrangeiros (produzidos na Alemanha, Líbano, Holanda, Inglaterra, Dinamarca, Romênia, Argentina, Bolívia, França, Portugal, Estados Unidos e Tailândia), terá apenas um troféu do júri popular, trazendo em destaque o inédito O Retorno de um Homem (2016), premiado no Festival de Berlim desse ano. Completando as mostras do festival, a Mostra Sala de Estar exibe quatro curtas gaúchos produzidos pelos organizadores do festival (entre eles Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, diretores de Beira-Mar, 2015). A lista completa de filmes e a programação podem ser conferidos no site oficial.

Além das exibições, o Diálogo de Cinema promoverá debates com alguns dos realizadores de cada filme das mostras Diálogo e Cercanias, sempre após a sessão dos mesmos. E ainda nos dias 25 e 26, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085), acontece a Oficina de Roteiro Adaptado (já com inscrições esgotadas), ministrada por Francine Barbosa – professora de cinema e corroteirista do curta A Navalha do Avô (2013), premiado como Melhor Roteiro no Festival de Gramado.

O 3° Diálogo de Cinema também vai exibir dois longas-metragens, um na abertura e outro no encerramento. No dia 21, às 19h30, o festival abre com o filme Banco Imobiliário (2015), selecionado para a 19ª Mostra de Tiradentes, e no dia 26, às 20h, fecha com Garoto (foto, 2015), de Júlio Bressane, selecionado para a 39ª Mostra de São Paulo e o Festival de Locarno 2015. A cerimônia de premiação ocorre no dia 25/6 (sábado), às 21h, na Sala P. F. Gastal. Segundo a organização, esse ano foram mais de 470 títulos inscritos para o evento. Abaixo pode ser conferido o trailer do longa de Bressane:

(Fonte: Avante Filmes)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *