1 abr

Começa a mostra online Cinema Latino Americano de Miguel Littín

Neste período em que se relembra a instauração de uma sangrenta ditadura militar no Brasil, o site do Spcine Play oferece a oportunidade de colocar o passado ditatorial na América Latina em perspectiva mais ampla. Entre 01 e 08 de abril, estão disponíveis online e gratuitamente os dozes filmes da Mostra Cinema Latino Americano de Miguel Littín.

O cineasta chileno tem uma carreira expressiva, que vai dos anos 1960 à atualidade. Neste período, filmou obras políticas tanto em fase democrática quanto durante a ditadura de Pinochet. Littín teve suas obras selecionadas no Festival de Cannes (Actas de Marusia, 1975, O Recurso do Método, 1978, Terra do Fogo, 2000), Festival de Berlim (O Chacal de Nahueltoro, 1969, A Viúva de Montiel, 1979) e Festival de Veneza (Ata Geral do Chile, 1986).

LEIA MAIS
14º Cine Esquema Novo anuncia forte seleção da Mostra Outros Esquemas (Exclusivo)
7º Festival Brasil de Cinema Internacional exibe A Voz Humana, de Pedro Almodóvar
49º Festival de Gramado :: Abertas as inscrições para curtas e longas-metragens

 

Miguel Littín

 

A seleção de filmes vai desde O Chacal de Nahueltoro, em 1969, drama baseado na história real de uma família assassinada, levando à execução do criminoso, a Dawson, Ilha 10, em 2009, coprodução chilena com Brasil e Venezuela sobre o campo de concentração para onde foi enviado Salvador Allende. Assim, o público pode acompanhar o desenvolvimento estético e político do diretor ao longo das décadas.

Além das sessões, Mostra Cinema Latino Americano de Miguel Littín traz um debate inaugural com a curadora Lívia Fusco e com o pesquisador Alexsandro de Sousa e Silva, especializado na obra de Littín, com mediação de Francisco César Filho, diretor do Festival de Cinema Latino Americano. A conversa ocorre em 01 de abril, às 17h, no canal do evento no YouTube.

Bruno Carmelo

Crítico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Passagem por veículos como AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Professor de cursos sobre o audiovisual e autor de artigos sobre o cinema. Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *