Por mais que a crítica esteja falando mal (a nota aqui no Papo de Cinema é 1/5, no Rotten Tomatoes é 26% e no Metacritic é 47), o aguardado Cinquenta Tons de Cinza se confirmou como um impressionante sucesso de público em todo o mundo. A adaptação cinematográfica do romance de E. L. James arrecadou mais de US$ 81 milhões nos três primeiros dias em cartaz nos EUA, e um total de US$ 239 milhões em todo o mundo neste mesmo período, ficando em segundo lugar em todo o  histórico do mês de Fevereiro (perde apenas para A Paixão de Cristo, 2004, que abriu com US$ 83 milhões nesta mesma época há mais de dez anos).

Para um longa que custou apenas US$ 40 milhões e não conta com astros conhecidos no elenco, este resultado é mais do que positivo. Os melhores resultados internacionais foram na Inglaterra ($21,1 milhões), Alemanha ($15,2 milhões), França ($12 milhões), Rússia ($10,5 milhões) e Itália ($9,1 milhões). O Brasil vem logo atrás, com um faturamento de US$ 8,9 milhões neste primeiro final de semana de exibição, e ficando à frente de outros mercados bem-sucedidos, como Argentina, Austrália, México e Espanha.

De qualquer forma, este fenômeno tem retorno limitado. Especialistas da indústria acreditam que esta arrecadação não deverá se manter nos próximos finais de semana – afinal, os fãs do livro já foram vê-lo nos primeiros dias – e o percentual de faturamento deverá cair bastante nas semanas seguintes. Em termos de comparação, os US$ 159 milhões somados fora dos EUA estão longe dos recordes anteriores para filmes proibidos para menores, que são: Matrix Reloaded ($461 milhões), Tróia ($364 milhões), Se Beber Não Case 2 ($332 milhões) e Ted ($331 milhões). Será preciso, no mínimo, dobrar esse faturamento para ficar entre os cinco melhores.

(Fonte: Box Office Mojo)

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