20260102 red crescer e uma fera destaque papo de cinema e1767381708426

No embalo do ano novo, o programa Cinema Especial – agora rebatizado como Cinema 26 – irá exibir na noite dessa sexta-feira, 02 de janeiro (Rede Globo, 22h25min), uma atração inédita na tv de sinal aberto: Red: Crescer é uma Fera, de Domee Shi. Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Longa de Animação, essa produção de US$ 175 milhões tem assinatura da Pixar, mas o espírito mesmo é dos Estúdios Disney. Quer entender as razões dessa comparação? Segue o fio!

A Pixar nasceu como uma produtora independente, muito antes de Red: Crescer é uma Fera. Ela logo deixou sua marca no campo da animação ao utilizar a computação digital em suas realizações. Títulos como Toy Story (1995) e Os Incríveis (2004) marcaram o sucesso fulgurante da nova companhia, que passou a acumular estatuetas do Oscar e milhões nas bilheterias ao redor do mundo. Assustada com a concorrente, a gigante Disney, ao invés de partir para a disputa, simplesmente eliminou a ameaça adquirindo a empresa em um negócio milionário em 2006.

Red Crescer é uma Fera
Cena de “Red: Crescer é uma Fera”

RED: CRESCER É UMA FERA :: SUCESSO OU FRACASSO?

Ou seja, estão completando 20 anos que a Pixar passou a operar sob o comando da Disney. No entanto, na maior parte desse tempo, seus títulos seguiram mantendo uma identidade própria, distante dos contos de fada e histórias geracionais, mais características da irmã mais velha. Só que essa separação aos poucos foi diminuindo, até que hoje, duas décadas depois, o público não mais reconheça de imediato o que é um ou o que é outro. Enfim, tá tudo a mesma coisa. E essa mistura teve seu ápice justamente em Red: Crescer é uma Fera.

Lançada em 2022, logo quando a pandemia do Covid-19 começava a dar sinais de diminuir sua força de impacto, com a chegada das vacinas e com medidas restritivas mais amenas, Red: Crescer é uma Fera chegou a ser exibido em alguns cinemas selecionados ao redor do mundo. Mas, na época, o público ainda sentia receio em comparecer em peso em eventos com potencial de reunir multidões. Resultado: uma arrecadação nas bilheterias de apenas US$ 21,8 milhões, cerca de oito vezes menos do valor investido na sua realização.

Red
Red: Crescer é uma Fera

RED: CRESCER É UMA FERA :: DISNEY OU PIXAR?

Mas isso não impediu a formação de fãs entre os que conseguiram assistir à produção. Afinal, uma vez com acesso liberado nas plataformas de streaming, essa audiência em potencial foi multiplicada. E foi quando começou a ficar mais evidente a semelhança de Red: Crescer é uma Fera com os demais títulos da Disney, ao invés de se afiliar a uma linha narrativa da Pixar. Para começar, trata-se de uma história familiar, entre pais e filhos. Depois, está povoada por bichinhos fofinhos e falantes. E há também a proximidade com a cultura oriental, que já havia sido explorada em Mulan (1998), por exemplo.

E você, o que acha? Red: Crescer é uma Fera tem mesmo mais familiaridade com os longas da Disney, ou tudo isso é mera coincidência e na verdade sua casa-mãe é a Pixar e disso não há dúvida? Qual desses times tem a maior torcida? Esse debate vai longe, podem apostar!

20250422 banner do youtube canal de ingles moderno azul e vermelho 300 x 250 px 750 x 130

Gostou do conteúdo? Então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *