20250701 cine op 2025 paraiso papo de cinema 800

A 20ª Mostra de Cinema de Ouro Preto chegou ao fim na noite desta segunda-feira, 30, encerrando uma edição especial que celebrou duas décadas de história com uma importante novidade: a estreia da mostra competitiva de longas-metragens. A cerimônia de encerramento reuniu celebridades, representantes da cidade, profissionais do setor e a imprensa, em um clima de celebração.

O grande destaque da noite foi o documentário Paraíso, dirigido por Ana Rieper, que conquistou o prêmio de Melhor Filme concedido pelo júri oficial. Essa é a primeira vez que a Cine OP entrega um prêmio competitivo, marcando um novo capítulo na trajetória do festival. A inclusão da premiação simboliza um novo direcionamento da Mostra para os próximos anos. A iniciativa busca ampliar a visibilidade dos esforços em preservação audiovisual no Brasil, além de fortalecer a organização do setor e fomentar discussões essenciais que atravessam o campo do audiovisual e da memória cultural.

CINE OP 2025: ANA RIEPER E PARAÍSO

Emocionada, Rieper subiu ao palco, na Praça Tiradentes, para receber o troféu e revelou que Paraíso levou dez anos para ser concluído. A diretora destacou o trabalho coletivo por trás da produção, majoritariamente formado por mulheres, e celebrou o reconhecimento como uma recompensa ao esforço de toda a equipe. Antes de ser consagrado em Ouro Preto, o documentário já havia sido exibido no Olhar de Cinema 2025, em Curitiba, onde também integrou a mostra competitiva, mas saiu de lá sem prêmios.

Cine OP 2025: Paraíso
Cine OP 2025: Paraíso

Paraíso mergulha nas heranças da condição colonial brasileira que ainda moldam a vida cotidiana, costurando crítica social e senso de humor. A narrativa do filme se apoia na música e em um amplo uso de materiais de arquivo, de naturezas e origens diversas, para conduzir o público por uma jornada que escancara as relações históricas de dominação, atravessadas pela posse de terras e de pessoas.

CINE OP 2025: BALANÇO

Durante a cerimônia de premiação, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, elogiou a criação do prêmio competitivo da Cine OP, destacando o marco que ele representa para o festival e para o cinema nacional. Ele também aproveitou o momento para homenagear os 130 anos do Arquivo Público Mineiro, ressaltando a relevância da preservação histórica como pilar para a construção da identidade cultural brasileira.

Cine OP 2025
Cine OP 2025

Em seu discurso, Oswaldo anunciou novidades para o cenário audiovisual da cidade. A sala de cinema do Museu da Inconfidência passará a levar o nome do cineasta Joaquim Pedro de Andrade, figura central do cinema novo brasileiro e profundamente ligado à história de Minas. Além disso, de acordo com ele, as obras de revitalização do Cine Vila Rica, um dos espaços históricos mais emblemáticos de Ouro Preto, serão aceleradas. O prefeito também reafirmou o compromisso da sua gestão com o fortalecimento da cultura e da educação local, segundo ele, mencionando a criação de um curso superior de cinema na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Formado em Cinema e Jornalismo, atua como crítico, roteirista e criador de conteúdo no perfil @othiagomuniz no Instagram. Já colaborou com sites como CinePOP e Pipocas Club, além de ter experiência na cobertura de grandes eventos e festivais no Brasil, incluindo CCXP, Rock in Rio e o Festival do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *