mulheresapaixondas

Nesta sexta-feira (18), às 19h, ocorre a exibição do filme Mulheres apaixonadas (1969), de Ken Russell, na Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (Rua David Campista, 80 – Humaitá). Logo após a sessão, acontecerá um debate com o professor de Literatura Inglesa da PUC-RJ, Leopoldo Berenger e com o presidente da SBPRJ, Miguel Calmon. A programação faz parte do ciclo Psicanálise & Cinema, coordenado pelo psicanalista Luiz Fernando Gallego. A entrada é de R$ 20,00.

O longa escolhido é baseado no livro homônimo escrito por D.H. Lawrence (1885-1930). O autor era contemporâneo e leitor das primeiras obras do criador da psicanálise Sigmund Freud (1856-1939) e, tal como este, foi e ainda é frequentemente acusado de supervalorizar o sexo em seus escritos.

O drama conta a história de  duas irmãs com visões diferentes em torno do amor e o sexo. Gudrun (Glenda Jackson), escultura altiva e independente, e Ursula (Jennie Linden), professora romântica à espera de um grande amor que dê um sentido à sua vida. As duas irão descobrir os prazeres do sexo – e a incapacidade do homem em amar como a mulher – ao se relacionarem com os amigos Zorba (Alan Bates) e Tommy (Oliver Reed). Relacionamentos complicados pela confusão causada pelo desejo em oposição à razão. Para o refinado personagem de Bates, só o amor convencional não é suficiente, tem que se amar intensamente. Já o rico – e sexualmente reprimido – herdeiro interpretado por Reed não sabe o que é amar, mas apenas desejar aquilo que não pode ter. Às mulheres, resta o desafio de querer entender o parceiro, suas personalidades e o que os torna compatíveis um para o outro. Assista ao trailer legendado abaixo:

(Fonte: SPSBR)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *