20250728 barbara paz bonito cinesur 2025 papo de cinema 800

No final da tarde desse domingo, 27, o Auditório Kadiwéu, em Bonito, no Mato Grosso do Sul recebeu a exibição de Rua do Pescador Nº6 na Mostra de Longas Ambientais do Bonito CineSur 2025. Logo após a sessão, a diretora e atriz Bárbara Paz conversou com os jornalistas sobre os desafios de um projeto filmado “na base do improviso” e sua visão poética diante de um desastre que se repete.

BONITO CINESUR 2025: BÁRBARA PAZ

RUA DO PESCADOR Nº6: SINOPSE

Em Rua do Pescador Nº6, Bárbara reconstrói a trajetória de uma comunidade ribeirinha atingida por enchentes e descaso ambiental. Em preto e branco, o documentário mistura imagens atuais e arquivos de desastres antigos para mostrar que a catástrofe permanece impune – e urgente de ser registrada.

Rua do Pescador Nº6
Rua do Pescador Nº6

“NÃO TÍNHAMOS DINHEIRO, SÓ VONTADE DE DOCUMENTAR”

Bárbara explicou como reuniu uma equipe pequena para filmar sob condições extremas: “foi um documentário de guerrilha. Não tínhamos parceiro, não tínhamos grana… todo mundo estava sem trabalho. Liguei para a minha produtora em Porto Alegre (Daniela Mazzilli), e ela convocou fotógrafos e técnicos. A gente saiu com EPI, porque as águas estavam contaminadas, e foi para rua mesmo”. 

“É SEMPRE A MESMA TRAGÉDIA”

Questionada sobre a repetição de eventos, Bárbara falou do choque ao comparar enchentes passadas e recentes: “quando vi o arquivo da enchente de 1941, percebi que era igual: animais em telhados, pessoas em abrigos. Só mudavam as roupas. Essa agora foi maior, mas é o mesmo ciclo. Só em 2024, o mundo enfrentou mais de 150 desastres climáticos”.

Bárbara Paz no Bonito CineSur 2025. Foto: Diego Cardoso
Bárbara Paz no Bonito CineSur 2025. Foto: Diego Cardoso

“QUIS MOSTRAR AS PESSOAS, NÃO SÓ O DESASTRE”

No tom mais introspectivo, a cineasta detalhou sua opção por um cinema silencioso, que valoriza o olhar e o som ambiente: “não quis que as pessoas falassem do que aconteceu, quis mostrá‑las. Construí as imagens como um poema: planos longos, silêncio, registros sensoriais. As imagens falam por si; não precisam de legenda”.

“TEM QUE HAVER ESPERANÇA”

Ao comentar a imagem poética do sol refletindo na água, ela tocou na urgência de manter fé no futuro: “tem que haver esperança. Como é que a gente sobrevive sem acreditar que as coisas podem mudar? Como aquele povo acorda no outro dia sem esperança? O sol traça o caminho: antes, ele seca a lama – que não é lixo, são memórias. É uma grande metáfora, porque nenhum diretor de arte criaria algo tão surrealista. É ali, nessa imagem, que vejo a faísca da esperança”.

Vale lembrar que, pelo terceiro ano consecutivo, o  Papo de Cinema está no festival com cobertura especial. Durante os dias de evento, o público pode acompanhar entrevistas exclusivas, matérias, críticas dos filmes e tudo o que rola no evento. Fique ligado e não perca nada!

20250423 podcast papo de cinema banner 750

Gostou do conteúdo? Pois bem, então, fique ligado no Papo de Cinema para saber tudo, e mais um pouco, sobre o que acontece no mundo do cinema, da TV, dos festivais, das premiações e muito mais! Também recomendamos que siga nossos perfis oficiais nas redes sociais, a fim de ampliar ainda mais a sua conexão com o mundo do entretenimento. Links abaixo:

PAPO DE CINEMA NAS REDES

Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSkyCanal WhatsApp

A todo momento tem conteúdo novo chegando e você não pode ficar de fora. Então, nos siga e ative todas as notificações!

PAPO DE CINEMA NO YOUTUBE

E que tal dar uma conferida no nosso canal? Assim, você não perde nenhuma discussão sobre novos filmes, clássicos, séries e festivais!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]
avatar

Últimos artigos deVictor Hugo Furtado (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *