Além dos Fronts: Relatos da Segunda Guerra no Sul de SC, curta-metragem escrito, dirigido e produzido por Leonardo Caprara, Érik Behenck e Elton L. Gonçalves, durante um dos projetos do curso de jornalismo da Faculdade Satc, está disponível na íntegra no YouTube. Confira:

O filme narra o cotidiano de medo e perseguição entre as comunidades de imigrantes e descendentes de países ligados ao bloco nazista.“Foi um projeto muito interessante para resgatar essa história que acabou se perdendo com o tempo. As colônias, em todo o estado, sofreram com a perseguição e viveram um cotidiano de medo, mesmo estando longe dos fronts”, afirmou Caprara.

Entre os entrevistados, estão o baterista do Paralamas do Sucesso, João Barone, autor do livro 1942: O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida e a historiadora Marlene de Fáveri, referência no tema e autora do livro Memórias de uma (outra) guerra: cotidiano e medo durante a Segunda Guerra em Santa Catarina.“Conseguimos reunir um grupo muito bom de entrevistados. Foi possível mostrar um pouco do que foi a rotina dessas pessoas durante um período tão triste da história”, explica Behenck.

O documentário inicia uma série que ainda mostrará outros aspectos da Segunda Guerra no sul de Santa Catarina.

 

(Fonte: Além dos Fronts)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *