20200429 oscar papo cinema

Nesta quarta-feira, 12, a Academia Brasileira de Cinema anunciou os nomes que comporão a comissão encarregada de selecionar o filme representante do Brasil no Oscar 2021. Aliás, no time incumbido há quatro membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (designados abaixo como membros da AMPAS), portanto com direito a voto no Oscar. Lembrando que a principal festa do cinema norte-americano foi adiada para o dia 25 de abril de 2021 por conta dos efeitos da pandemia do Covid-19. As regras de elegibilidade também mudaram em virtude desse cenário excepcional. Serão considerados aptos a concorrer à categoria Melhor Filme Internacional, exemplares com mais de 50% dos diálogos numa língua que não o inglês, produzidos fora dos Estados Unidos e de seus territórios. As novas diretrizes podem ser consultadas neste link.

LEIA MAIS
Oscar 2021 :: Polônia é o primeiro país a definir seu representante na disputa
Hamilton, musical da Disney+, não poderá concorrer ao Oscar
Oscar 2021 :: Otto Guerra, Vincent Carelli e mais quatro brasileiros são convidados pela Academia

Quanto à lista dos membros, sentimos falta de alguém representando a crítica de cinema ou a pesquisa acerca do mesmo. Optou-se, porém, por figuras proeminentes da direção, produção e da técnica. Confira a lista abaixo:

 

MEMBROS TITULARES
Afonso Beato – diretor de fotografia (membro da AMPAS)
Clelia Bessa – produtora
Lais Bodanzky – produtora e diretora (membro da AMPAS)
Leonardo Monteiro de Barros – produtor
Lula Carvalho – diretor de fotografia (membro da AMPAS)
Renata Magalhães – produtora
Rodrigo Teixeira – produtor (membro da AMPAS)
Roberto Berliner – produtor e diretor
Viviane Ferreira – diretora e roteirista

 

MEMBROS SUPLENTES
Andre Ristum
 – diretor
Toni Venturi – diretor

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deMarcelo Müller (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *