Já é uma tradição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba a seleção de filmes consagrados a serem exibidos em cópias restauradas. É uma oportunidade e tanto para as novas gerações tomarem contato com clássicos da Sétima Arte ou mesmo para que o espectador se reencontre com essas grandes obras. Além de exemplares amplamente conhecidos, como Cantando na Chuva (1952), um dos maiores emblemas da Era de Ouro de Hollywood, a curadoria selecionou neste ano um programa com três filmes da cineasta francesa Germaine Dulac (1882-1942), fazendo jus a um nome praticamente apagado da história, mas que merece amplo reconhecimento.

“Sua investigação estética tinha como foco aquilo que era específico ao meio cinematográfico, como os jogos de luz e sombra e a relação entre movimentos, resultando em filmes por vezes chamados de impressionistas, surrealistas ou, como ela defendia, ‘integrais’. Se por décadas a importância fundamental de Dulac foi omitida da historiografia dominante mundial, hoje ela pode ser considerada uma das artistas incontornáveis para qualquer olhar retrospectivo dedicado às primeiras décadas do cinema”, afirma a curadora Carla Italiano.

 

Confira os filmes selecionados para a Mostra Olhares Clássicos:

A Longa Caminhada (1971), de Nicolas Roeg
Cantando na Chuva (1952), de Stanley Donen
Memórias do Cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos
Reminiscências de uma Viagem à Lituânia (1972), de Jonas Mekas
Programa Germaine Dulac

– Celles qui s’en font (1928)
La cigarette (1919)
Danses espagnoles (1928)

 

O 8º Olhar de Cinema acontece entre os dias 5 e 13 de junho. O Papo de Cinema estará presente no evento, conferindo tudo de perto.

 

(Fonte: Genco Assessoria)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *