O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema divulgou a programação da sua 25ª edição, que ocorrerá de 18 a 24 de junho em Fortaleza. Durante uma semana serão exibidos 60 filmes, 20 longas e 40 curtas, representando oito países. Hoje, a partir das 13h, já serão distribuidos 250 ingressos duplos para noite de abertura no Cineteatro São Luiz.

Nesta edição do Cine Ceará, nove longas concorrem ao troféu Mucuripe. O chileno O Clube (2015), de Pablo Larraín, será o filme de abertura. Durante o fim de semana, serão apresentados dois filmes a cada noite: na sexta, ocorrem as sessões do espanhol Loreak (2014), de Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, e da coprodução Brasil/Argentina Jauja (2014), de Lisandro Alonso; no sábado é a vez do cubano A Obra do Século (2015), de Carlos M. Quintela, e do nacional Real Beleza (2015), de Jorge Furtado; já o domingo terá a exibição do peruano NN (2015), de Héctor Gálvez, e de Cordilheiras no Mar: a Fúria do Fogo Bárbaro (2015), de Geneton Moraes Neto.

Uma das surpresas anunciadas foi a retirada da programação oficial de Que horas ela volta?, de Anna Muylaert, com Regina Casé (foto acima). A exclusão da lista final foi solicitada pelos responsáveis pela produção, devido a uma mudança da data de lançamento no Brasil. O filme brasileiro ganhou o Prêmio Especial do Júri no Sundance Festival 2015, nos Estados Unidos, e recebeu o prêmio do público na mostra Panorama, no Festival de Berlim. Este também foi um dos últimos trabalhos de Antonio Abujamra, falecido no início deste ano, como ator.

Os filmes serão distribuídos nas seguintes mostras: Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longa-Metragem, Mostra Competitiva Brasileira de Curta-Metragem, Olhar do Ceará, espaço para ver e discutir o audiovisual cearense com a exibição de curtas-metragens, Novo Cinema Espanhol, com produções de longas e curtas-metragens do país homenageado, Mostras Sociais -Melhor Idade, O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece e Acessibilidade – e exibições especiais. Há ainda a realização do seminário MAC – Mercado Audiovisual Cearense, debates diários com realizadores dos filmes e oficinas.

A atriz Leandra Leal e o cineasta Cacá Diegues são os homenageados deste ano e já confirmaram presença. Entre os convidados internacionais estão os diretores Lisandro Alonso, Miguel Llansó, e Héctor Galvez , o ator Alejandro Goic, de O Clube, e a atriz Itziar Ituño, de Loreak. Jorge Furtado, Vladimir Brichta, Francisco Cuoco e Vitoria Strada estarão na pré-estreia de Real Beleza. E o diretor Geneton Moraes Neto representará seu novo longa Cordilheiras no Mar junto com o ator Claudio Jaborandy.

Este ano, a Espanha é o país homenageado com a Mostra Novo Cinema Espanhol, que apresentará sete longas e oito curtas-metragens. Entre os destaques estão o longa Nem Tudo é Vigília (2014), de Hermes Paralluelo, eleito Melhor Filme nos festivais do Uruguai e de Cosquim, e o curta Ser e Voltar (2014), de Xacio Baño, vencedor do Prêmio do Júri no Festival Clermont Ferrand, na França.

(Fonte: Primeiro Plano)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *