Crítica
Leitores
Sinopse
Crítica
Um segurança noturno, de origem latina e acima do peso, sendo estripado por um assassino contra o vidro da porta dos fundos de uma loja de departamentos. A explosão de uma vaca no meio de um campo após ser atingida por um raio laser. Quatro marmanjos bolinando o corpo de um alienígena morto. O homem que arranca, com uma única mão, o pênis do suposto namorado da filha quando descobre que este é um extraterrestre? Um policial tentando reanimar o seu parceiro morto enfiando o coração deste, há pouco arrancado, pelo mesmo buraco aberto no peito do falecido. Se o espectador considerar qualquer uma destas cenas digna de gargalhadas, então Vizinhos Imediatos de 3° Grau talvez seja o filme indicado para um momento de lazer e descontração. Agora, qualquer pessoa que julgar situações como as descritas acima vergonhosas, constrangedoras e revoltantes, o melhor é ficar bem longe.
Esse filme começou a dar errado desde o início, quando ainda era um projeto. David Dobkin (Eu queria ter a sua vida, 2011) e Will Ferrell foram os nomes inicialmente associados, o primeiro como diretor e o segundo como protagonista. Isso ainda em 2009. Mas problemas no roteiro – que, pelo visto, não chegaram a ser resolvidos– atrasaram o início das filmagens, obrigando uma mudança de equipe. Entraram nestes lugares o desconhecido Akiva Schaffer e o astro Ben Stiller. Schaffer há anos trabalha no humorístico Saturday Night Live, e é bem esse o tipo de humor dessa comédia que não consegue se definir: um momento é um conto de bromance – amizade entre homens – noutro o humor é mais escrachado e adolescente, mas há elementos de ficção científica e também de suspense policial. Qualquer tentativa de produzir algo mais relevante se esvai nos esforços de Stiller de deixar tudo o mais raso possível. Ao seu lado estão os careteiros Vince Vaughn (que há anos desistiu de atuar e vem apenas se repetindo) e Jonah Hill (como esse cara conseguiu ser indicado ao Oscar?), além do único que é genuinamente engraçado: Richard Ayoade (pena que seu espaço em cena seja o menor dos quatro!). Ben Stiller produziu o primeiro longa de Ayoade como diretor, Submarine (2010), e agora ele retorna o favor marcando presença nessa bobagem descartável.
Outro problema que Vizinhos Imediatos de 3° Grau enfrentou, pouco antes de sua estreia nos Estados Unidos, foi o assassinato do rapaz negro Trayvon Martin, de 17 anos, em Sanford, Estados Unidos. Ele foi morto por George Zimmerman, um vigilante particular, e até hoje permanece a dúvida se o crime foi motivado por racismo ou por legítima defesa. Tal fato provocou uma mudança imediata no título – que de Neighborhood Watch (Vigilantes do Bairro) passou a ser chamado The Watch (Os Vigilantes) – algo que acabou não fazendo muita diferença. Com um custo de US$ 70 milhões, arrecadou nas bilheterias norte-americanas pouco mais do que a metade deste valor. Péssimo timing ou apenas filme ruim? Um pouco de cada, com a balança pendendo um pouco mais para o lado de cá.
Pois, afinal, é exatamente sobre isso que trata Vizinhos Imediatos de 3° Grau: um grupo de vigilantes voluntários que se forma, após um misterioso assassinato, para defender o bairro onde moram. Logo descobrem que, na verdade, trata-se de uma invasão alienígena, e com os poucos recursos que possuem tentam arrumar um jeito de impedi-la, mesmo com a descrença geral da polícia. Há bons efeitos (e qual produção do gênero hoje em dia não os possui? Ok, talvez Projeto Dinossauro...), e a química entre os atores até funciona (afinal, já fizeram trocentos filmes juntos), mas no geral o que vemos é algo forçado e sem a menor graça. Nem o roteiro, co-escrito por Seth Rogen e Evan Goldberg (a mesma dupla do ótimo Segurando as Pontas, 2008) consegue apresentar diálogos minimante interessantes. Por fim temos uma mistura que não dá liga, num desperdício com início, meio e fim. Sem falar na quantidade enorme de merchandising, que nos passa a sensação de que pagamos ingresso para assistir a um grande comercial publicitário. E após uma sessão como essa, a única pergunta que resta é: de qual lado da tela estão os mais tolos?
Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)
- Dying: A Última Sinfonia - 5 de dezembro de 2024
- O Melhor Amigo - 3 de dezembro de 2024
- Pacto da Viola - 3 de dezembro de 2024
Deixe um comentário