Crítica


5

Leitores


3 votos 6.6

Onde Assistir

Sinopse

O protagonista de Um Lobo Entre os Cisnes é Thiago, um garoto do subúrbio carioca, deixa para trás o hip hop e embarca no mundo do balé clássico. Sua história ganha rumos inesperados através da conturbada relação com seu mentor, o cubano Dino Carrera, que aprimora o talento de Thiago. Selecionado para o 34º Cine Ceará: Festival Ibero-americano de Cinema (2024).

Crítica

A ideia de desenvolver Um Lobo Entre os Cisnes, cinebiografia sobre Thiago Soares, é de evidente potencial. O adolescente carioca de classe baixa, amante do Hip Hop, descobriu o balé clássico tardiamente, aos 15 anos. Orientado por quem viu no garoto um talento único, ele acabou se tornando uma estrela internacional, chegando a integrar as maiores companhias de dança do planeta. No entanto, apesar da rica ambientação, acaba não explorando por completo o calibre dos envolvidos. A obra, com ares de épico de superação, deixa a sensação de que poderia ter além, revelando camadas mais profundas do que a superfície permite. Como um lobo solitário diante de um lago de cisnes, o projeto parece flertar com a complexidade, mas se contenta com a beleza efêmera da imagem, sem atacar. 

20241111 um lobo entre os cisnes papo de cinema 750 1

O enredo em si já possui todos os elementos de uma história cinematográfica interessante. Nascido em um ambiente hostil e com um futuro incerto, Soares superou obstáculos para se tornar uma inspiração para jovens de diferentes origens. A jornada de descoberta e superação é bem representada na figura de Matheus Abreu, que encarna o ator principal em sua juventude. Ao seu lado, o mentor cubano Dino, interpretado pelo renomado Darío Grandinetti, é uma presença constante e necessária na busca por redenção e sucesso. A aposta, assim, constrói-se sobre a premissa de que a união de forças opostas – o talento bruto de Thiago e a experiência de Dino – seria o ponto de partida para uma história emocionante. 

Matheus Abreu se apresenta como um talento promissor, mas ainda em fase de amadurecimento. O ator, que integrou títulos como Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) e O Segredo dos Diamantes (2014), parece estar dividindo seu foco entre ser galã e intérprete dramático, o que resulta em alguns momentos de exagero. Seu Thiago é movido por um ego evidente, e embora essa característica seja essencial para a construção do personagem, o artista acaba tropeçando no excesso de gestos e olhares excessivamente cínicos. Essa escolha, mais próxima da energia de suas atuações televisivas, como Malhação (2017-2018), soa artificial. 

20241111 um lobo entre os cisnes papo de cinema 750 2

Grandinetti é sempre imponente. Porém, sua presença como Dino está distante dos consagrados Fale com Ela (2002) e Relatos Selvagens (2014). Seu esforço em incorporar um cubano nunca se desvincula de sua identidade argentina, o que diminui a imersão no papel. A interação entre ele e Abreu, embora interessante em momentos, por vezes parece exageradamente melodramática, o que pode afastar o público mais atento. Tais escolhas, aliás, podem ser detectadas no comando, já que os diretores são oriundos da teledramaturgia, tendo créditos nas populares novelas Celebridade (2003-2004), América (2005), Caminhos do Coração (2007) e Caminho das Índias (2009).   

Outro ponto que pesa contra Um Lobo Entre os Cisnes é a insistência na reafirmação da heterossexualidade do protagonista, um recurso que soa desnecessário e redundante. O longa traz não uma, mas três cenas de sexo que não acrescentam substancialmente à narrativa, mais parecendo uma tentativa de justificar a figura de Thiago como um símbolo de virilidade. Em um dos momentos, há até conflito de egos entre as mulheres que se encantam por ele, o que contribui para a superficialidade de algumas passagens. Esses momentos parecem um eco de clichês que se arrastam sem um propósito claro, desvirtuando a história e fazendo com que o enredo perca o foco na complexidade.

20241111 um lobo entre os cisnes 750 3

Um Lobo Entre os Cisnes funciona como um registro valioso na carreira de Thiago Soares, que tem ali um passo importante em sua trajetória artística. Contudo, para astros como Grandinetti, o filme não entrega a mesma força dramática. Embora o resultado final não seja o melhor do que poderíamos esperar, a produção tem seu valor como testemunho de talento incomum, e talvez seja isso que, no futuro, inspire outros jovens a buscar a dança e a arte como uma forma de transcendência.

Filme visto durante o 34º Cine Ceará: Festival Ibero-americano de Cinema (2024)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Fanático por cinema e futebol, é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Feevale. Atua como editor e crítico do Papo de Cinema. Já colaborou com rádios, TVs e revistas como colunista/comentarista de assuntos relacionados à sétima arte e integrou diversos júris em festivais de cinema. Também é membro da ACCIRS: Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e idealizador do Podcast Papo de Cinema. CONTATO: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *