Crítica

Dirigida por Philip Hall e Yoris Van Hulzen, a série britânica de desenhos animados para crianças Peppa Pig ganhou agora versão para as telonas. Nos cinemas, o especial Peppa Pig: As Botas de Ouro e Outras Histórias traz um especial de quinze minutos intitulado Peppa: As Botas de Ouro e outros nove episódios com cinco minutos de duração cada. Na trama principal, a alegre e divertida Peppa Pig vive uma aventura por terra, mar e espaço para ter de volta suas botas de ouro que foram roubadas antes da competição de Pulos em Poças, com a ajuda de seus amigos e familiares.

01-peppa-pig-papo-de-cinema

A famosa porquinha cor de rosa vive com seu irmão George, seus pais Papai Pig e Mamãe Pig, outros parentes e muitos amigos em uma cidade fictícia. Neste novo formato, ela manteve o mesmo estilo que teve grande sucesso em canais fechados e por streaming. Diferentemente de outras animações recentes que abusam de elementos e efeitos diversos para conquistar as crianças, o primeiro filme de Peppa resolveu não mexer no time que está ganhando. Assim, continuou com os mesmos gráficos rudimentares, desenhos básicos dos personagens e cenários, linguagem e músicas bem infantis, o exagero nas cores e camadas para chamar a atenção dos mais novos e manter seu fiel público.

Todos os capítulos apresentam o mesmo pano de fundo já tradicional: aventuras incríveis, a falta de conflitos familiares, mensagens com lições educativas. A representação do mundo da fantasia agrada seu público-alvo, que vibra com as peripécias e conquistas da jovem porquinha e sua turma, além de satisfazer, em parte, o interesse educativo de seus pais. A animação mantém a máxima de lições importantes aos pequenos, mensagens educativas sobre a convivencia, comportamento em sociedade e família. Aliás, a importância da família e amigos são dois pontos muito abordados nos dez curtas.

02-peppa-pig-papo-de-cinema

Com a mensagem de como é bom viver com os mais diversos amigos e sempre cercado dos familiares, cada episódio apresenta um enredo diferente. Há sempre uma nova lição a ser aprendida por Peppa e seus amigos e, consequentemente, passada ao público. Desta forma, a animação presta um auxílio de caráter educativo às crianças em fase de aprendizado.

Dois exemplos sobre a experiência educativa e o mundo da fantasia: o primeiro vemos quando o Vovô Pig leva Peppa e seu irmãozinho para conhecer a rotina de alguns animais. Durante o passeio, explica e exemplifica como é o dia-a-dia das galinhas, por exemplo, que à noite precisam ficar no galinheiro. Por outro lado, fala também sobre as raposas que têm o hábito de se alimentar no período noturno. Em outro momento, Peppa possui botas amarelas, enquanto que suas amigas estão calçando botas vermelhas e verdes. No entanto, no imaginário, a porquinha acredita que elas são de ouro e convece suas coleguinhas. Elas também entram na fantasia e creem que suas botas, a partir daquele momento, são de esmeralda e rubi.

03-peppa-pig-papo-de-cinema

Aos pais é uma ótima oportunidade de levar os pequenos – quem sabe pela primeira vez – ao mundo mágico das salas de cinema. Um contato inicial que poderá revelar uma experiência marcante e única. A produção tem 60 minutos de duração e, por ser divida em dez capítulos, não chega a ser cansativa. As crianças interagem, conversam, formam novos amigos e, principalmente, se divertem bastante. Além disso, saem com ensinamentos sobre respeito às diferenças, ao próximo, aos amigos e familiares. Lições sempre muito importantes na atualidade.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é jornalista e assessor de imprensa. E pai do Miguel.
avatar

Últimos artigos deFilipe Chagas (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *