Crítica
Leitores
Onde Assistir
Sinopse
Procurado para uma mulher misteriosa que alega ser ameaçada de morte, um detetive particular logo se vê enredado numa teia de intrigas e mistérios, cuja verdade gira em torno de uma estátua de falcão de valor incalculável.
Curiosidades
- Baseado na obra literária homônima de Dashiell Hammett;
- Oscar 1942: indicado a Melhor Filme, Roteiro e Atriz Coadjuvante (Sydney Greenstreet);
- National Board of Review 1941: premiado como Melhor Atuação (Humphrey Bogart e Mary Astor);
- Humphrey Bogart utilizou suas próprias roupas. Na época era uma prática muito comum nas produções Warner Bros., pois isso barateava o conjunto;
- Ingrid Bergman assistiu a esse filme várias vezes para entender o método de atuação de Humphrey Bogart quando conseguiu o papel de Ilsa, em Casablanca.
- Orçamento: US$ 375 mil;
- Bilheteria Mundial: US$ 1,2 mil;

Excelente comentário. Estava lendo sobre o arquipélago de Malta por conta de uma das pinturas de Caravaggio (e de sua vivencia dramática na ilha) e lembrei do livro de Hamett que li há muito tempo. Pensei em rele-lo, mas, também, pensei no filme, que não lembro se cheguei a ver. Quando li o livro não sabia da existencia de Caravaggio. Talvez, por isso, fiquei com vontade de ler de novo, mas acho que Hamett tampouco interessava-se por ele. Aí pensei que o filme talvez falasse no que verdadeiramente me interessa e que seria, obviamente, mais rapido. Afinal, teenho oitenta anos e mesmo aposentado e sem muita coisa para fazer, acho que não terei muito tempo por aqui. Voltando ao que interessa, o comentário de Dimas fala pouco sobre o enredo só que dá uma pequena e magistral aula sobre cinema e sua história. Parabéns Ronaldo Ströher
Nao vi esse filme. Mas a sinopse e a analise do comentarista -de otima qualidade -não despertaram em mim vontade de assistir a obra.
Fui lendo o texto. Interrompi, sem mais vontade de continuar, quando me deparei com "estagnada por causa da Segunda Guerra Acabou virando sucesso ao contar a história de Samuel Spade (Humphrey Bogart, canastríssimo)...." Não há contexto que salve este adjetivo pejorativo: canastríssimo. Nelson-13/08/2020.