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Sinopse

Na iminência de fazer os votos no convento onde foi criada, na Polônia, a noviça Anna conhece sua única parente viva, a tia Wanda, com isso mergulhando no passado da família e passando a questionar suas próprias vocações.

Crítica

A Polônia de Ida, filme de Pawel Pawlikowski, é uma terra habitada por sobreviventes e fantasmas. Disso dá conta principalmente a imagem, menos por seu caráter quadrado, portanto incomum ao cinema, e mais pelos enquadramentos e o uso do preto e branco. O que também contribui para essa sensação de estarmos num limiar indefinido entre morte e anseio de vida é a pouca movimentação dos atores no quadro. Imobilidade similar nos rostos, verdadeiras máscaras de torpor. Em pleno início dos anos 1960, ou seja, sob os estilhaços da Segunda Guerra Mundial, o país e seus habitantes lutam silenciosos contra a herança do conflito, inseridos numa realidade comunista, chorando a dor das perdas de outrora.

Anna (Agata Trzebuchowska), noviça prestes a fazer votos de castidade, pobreza e obediência, é enviada pela Madre Superiora (Halina Skoczynska) à cidade para conhecer a tia Wanda (Agata Kulesza), sua única parente viva. O choque se instaura logo de cara. A menina que aspira dedicar-se a Deus – ele que parece negligente e boa parte responsável pela desolação que vemos – encontra uma mulher mundana, apegada às coisas da carne, aos únicos prazeres que não sucumbem ante a neve incessante e as lembranças que teimam em castigar. Anna descobre-se Ida, judia. Uma freira judia. As duas perseguem o passado juntas, pois precisam seguir adiante. Um paradoxo.

O olhar de Ida é duro, pétreo. Wanda não entende como alguém tão bonita pode desperdiçar-se atrás de um véu de adoração. Pawlikowski põe os personagens na parte inferior da tela, quase nunca os centralizando. A beleza os circunda dificilmente estabelecendo comunhão. A aridez resultante é parte indissociável dessa visão de mundo que opõe o homem e seus desígnios. Nem sempre o fardo é dado a quem pode carregá-lo, aliás, muitas vezes sucumbir é inevitável. Adiante, um saxofonista surge no caminho das duas. Prova de fogo para a menina que não conhece o amor? Ida não é um filme de trajetos tão óbvios. É verdade que essa presença masculina se interporá entre a religiosa e sua vocação, contudo de maneira menos usual.

A jovem não quer punição aos algozes, prefere saber onde jazem os pais para sepultá-los devidamente. A tia mergulha em momentos efêmeros talvez por não acreditar em nada eterno. A câmera escrutina esse entorno impiedoso com imagens fortes e ritmo vagaroso, exumando uma era feita de muito pesar. Ida, que poucas vezes exibe o cabelo ruivo, guardando sua virtude para o Senhor, tomará contato com a vivência alheia. Como sua tia disse, não é sacrifício algum abdicar de coisas que ela nunca teve. Portanto, um interlúdio “profano” é necessário para colocar-se à prova, para descobrir suas vontades. Ida é tão difícil quanto recompensador, uma jornada inquietante de autodescobrimento, tanto para sua protagonista quanto à Polônia ainda em carne viva.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
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Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

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