Neste domingo, dia 29 de janeiro, acontece nos Estados Unidos a entrega do Screen Actors Guild Awards, a premiação feita pelo Sindicato dos Atores de Hollywood. Ao todo são 13 categorias – bem menos do que o Oscar, que chega a um total de 24 prêmios – mas destas apenas 5 se referem às atuações no cinema – as demais são de televisão. Destas, o filme campeão de indicações neste ano é Histórias Cruzadas, com 4 finalistas: Elenco, Atriz Principal e duas interpretações entre as Atrizes Coadjuvantes. Confira abaixo a relação de indicados em cinema, os favoritos, os azarões e aqueles que correm por fora!
ELENCO
Vai ganhar: Histórias Cruzadas
Pode ganhar: O Artista
Sem chances: Meia-Noite em Paris
Dos cinco indicados, apenas Meia-Noite em Paris não concorre em nenhuma das demais categorias, o que o deixa virtualmente sem chances de premiação. Por outro lado, Histórias Cruzadas é o favorito por ter ainda três intérpretes indicadas entre os melhores do ano pelos próprios colegas. Missão Madrinha de Casamento é um dos maiores sucessos de bilheteria do ano, e como é um filme em que todas as atuações são elogiadas, sai com alguma vantagem, mas ainda assim atrás de O Artista, que é o grande sucesso crítico de 2011. Tem, no entanto, um elenco pequeno, o que não lhe favorece. Já Os Descendentes falhou em ver Shailene Woodley entre as indicadas como Atriz Coadjuvante, e como o brilho é mesmo todo de George Clooney, suas chances aqui se esvaziaram.
ATOR
Brad Pitt, por O Homem que Mudou o Jogo
Demián Bichir, por Uma Vida Melhor
George Clooney, por Os Descendentes
Jean Dujardin, por O Artista
Leonardo DiCaprio, por J. Edgar
Vai ganhar: Brad Pitt, por O Homem que Mudou o Jogo
Pode ganhar: George Clooney, Os Descendentes
Sem chances: Leonardo DiCaprio, por J. Edgar
Somente DiCaprio, destes indicados, não conseguiu uma vaga no Oscar (foi substituído por Gary Oldman, em O Espião que Sabia Demais), e por isso está virtualmente fora da disputa. Sua interpretação, no entanto, é a melhor do ano, o que já aponta a injustiça de qualquer resultado contrário. Tanto Clooney como Pitt nunca ganharam o SAG nessa categoria (apenas por Elenco, o primeiro pelo seriado Plantão Médico, o segundo pelo filme Bastardos Inglórios), então qualquer um dos dois pode sair premiado. Minhas fichas estão em Pitt, mas não causará nenhum espanto a vitória de Clooney. Já Dujardin é a surpresa do ano, e pode provocar uma reviravolta. Já Bichir deve ficar feliz somente por ter sido lembrado.
ATRIZ
Glenn Close, por Albert Nobbs
Meryl Streep, por A Dama de Ferro
Michelle Williams, por Sete Dias com Marilyn
Tilda Swinton, por Precisamos Falar Sobre o Kevin
Viola Davis, por Histórias Cruzadas
Vai ganhar: Meryl Streep, por A Dama de Ferro
Pode ganhar: Michelle Williams, Sete Dias com Marilyn
Sem chances: Glenn Close, por Albert Nobbs
Meryl Streep é a atriz mais premiada de todos os tempos – ela possui dois SAG, pelo filme Dúvida (2008) e pela série Angels in America (2003) – e é a franca favorita. Se um absurdo acontecer, sua principal concorrente é Williams, premiada no Globo de Ouro por sua personificação da diva Marilyn Monroe. Viola Davis, uma das estrelas do filme mais indicado do ano, corre por fora. Já Tilda Swinton viu suas chances se evaporarem ao não conseguir ser indicada ao Oscar, assim como Close, que não ganhou um único prêmio importante nessa temporada por esse desempenho.
ATOR COADJUVANTE
Armie Hammer, por J. Edgar
Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor
Kenneth Branagh, por Sete Dias com Marilyn
Jonah Hill, por O Homem que Mudou o Jogo
Nick Nolte, por Guerreiro
Vai ganhar: Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor
Pode ganhar: Kenneth Branagh, Sete Dias com Marilyn
Sem chances: Armie Hammer, por J. Edgar
Na verdade, há apenas um concorrente nessa categoria, e ele se chama Christopher Plummer. O veterano de 81 anos, astro de títulos inesquecíveis como A Noviça Rebelde (1965) e O Homem que Queria ser Rei (1975), já ganhou todos os principais prêmios desse ano por este desempenho, e sua derrota é praticamente impossível. Os demais apenas marcam presença, com destaque para Armie Hammer, que nem indicado ao Oscar foi. E alguém pode me explicar o que Jonah Hill faz aqui?
ATRIZ COADJUVANTE
Bérénice Bejo, por O Artista
Janet McTeer, por Albert Nobbs
Jessica Chastain, por Histórias Cruzadas
Melissa McCarthy, por Missão Madrinha de Casamento
Octavia Spencer, por Histórias Cruzadas
Vai ganhar: Jessica Chastain, por Histórias Cruzadas
Pode ganhar: Octavia Spencer, Histórias Cruzadas
Sem chances: Melissa McCarthy, por Missão Madrinha de Casamento
As cinco indicadas também concorrem ao Oscar, o que torna qualquer tentativa de prever algum resultado um pouco difícil. Como McCarthy – o que ela faz aqui, afinal? – ficou de fora do Globo de Ouro, suas chances são um pouco menores. Bejo (radiante) e McTeer (austera) oferecem desempenhos bastante elogiados, mas esse é o ano de Histórias Cruzadas, e é bem provável que uma das duas atrizes aqui lembradas saia premiada. Meu voto vai para Chastain pelo destaque que ela teve em outras elogiadas produções desse mesmo ano, como A Árvore da Vida, O Abrigo e Coriolanus.
Para conferir a lista completa de indicados em todas as categorias do Screen Actors Guild e mais informações, acesse o site oficial: www.sagawards.org
Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)
- Dying: A Última Sinfonia - 5 de dezembro de 2024
- O Melhor Amigo - 3 de dezembro de 2024
- Pacto da Viola - 3 de dezembro de 2024
Deixe um comentário