De 06 a 13 de abril acontece no Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina, a quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Balneário Camboriú, o popular Cinerama BC 2014. Com exibições em salas de cinema, ao ar livre e combinando com outras manifestações de artes visuais, o evento toma espaço em suas sessões nobre no Cine Itália, além da Praça Tamandaré e do Estaleiro, promovendo uma forte interação com convidados e com a comunidade local. Ao total, quase mil filmes foram inscritos, entre longas e curtas-metragens, tendo sido selecionadas 50 obras de 27 países diferentes, além de palestras, oficinas e uma programação voltada ao público infantil. A programação é dividida entre a Mostra Competitiva Internacional, CineramaBC Vivo, Mostra Catarina, Residência CineramaBC, Encontro de Produção, Sessão Corujinha e o terceiro Prêmio CineramaBC de Curta-metragem. O enviado especial do Papo de Cinema, Pedro Henrique Gomes, esta presente na cidade catarinense, acompanhando a movimentação e fazendo um registro crítico de todos os filmes em competição. Fique ligado conosco e confira o melhor do Cinerama BC 2014!

 

Mostra Competitiva Internacional

 

O Dia do Mineiro
Le Jour du Mineur
Documentário, França, 2013
De Gael Mocaer
Sinopse: Em uma obsoleta, porém divertida, cerimônia carnavalesca, todos se divertem. De repente, no entanto, os participantes começam a se dirigir para dentro da mina, onde explosivos são comuns, e encontram refúgio atrás de um número de registro, como um talismã que lhes permite sobreviver ao caso.
Premiações: Seleção oficial do Festival de Sundance 2013
Confira a crítica de Pedro Henrique Gomes

 

As Filhas
Daughters
Drama, Alemanha, 2014
De Maria Speth
Com Corinna Kirchhoff, Kathleen Morgeneyer
Sinopse: Agnes vai a Berlim para identificar uma garota morta. A polícia suspeita que essa garota é a filha dela, de quinze anos de idade, que fugiu de casa. Mas não é. Enquanto procura sua filha em Berlim, Agnes conhece Inês, uma jovem parasita social.
Premiações: Exibido na Mostra Forum do Festival de Berlim 2014
Confira a crítica de Pedro Henrique Gomes

 

Fugindo do Amanhã
Escape from Tomorrow
Suspense, EUA, 2013
De Randy Moore
Com Roy Abramsohn, Elena Schuber
Sinopse: Durante férias em família, Jim descobre que perdeu o emprego. A família aproveita o dia em um parque de castelos encantados e princesas de contos de fada, mas, no dia seguinte, as idílicas férias se transformam em um pesadelo surrealista. Filmado em preto e branco, o filme disseca a mitologia da perfeição artificial e ataca a obsessão da cultura de entretenimento em massa.
Premiações: Seleção oficial do Festival de Sundance 2013
Confira a crítica de Pedro Henrique Gomes

 

Violet
Violet
Drama, Bélgica, 2014
De Bas Devos
Com Cesar De Sutter, Raf Walschaerts, Mira Helmer, Koen De Sutter, Fania Sorel, Brent Minne
Sinopse: Em um centro comercial vazio, Jonas é esfaqueado até a morte, enquanto Jesse obra paralisado de terror. Os criminosos fogem e seus motivos não são claros. O evento marca o início de um tempo horrível para Jesse, que perde seu melhor amigo e se fecha para seus pais e para os outros meninos. O incompreensível permanece imutável e todos continuam a andar em círculos, como se nada tivesse acontecido.
Premiações: Grande Prêmio do Generation 14plus do Júri Internacional do Festival de Berlim 2014
Confira a crítica de Pedro Henrique Gomes

 

Mamarosh
Mamarosh
Comédia, Sérvia/Hungria/Alemanha, 2013
De Momcilo Mrdakovic
Com Bogdan Diklic, Mira Banjac, Bane Vidakovic, Anita Mancic
Sinopse: Sérvia, 1999. Petra é um projecionista de filmes de meia-idade que ainda mora com a mãe. Com os bombardeios, os dois decidem fugir para Nova York. Enquanto tentam sobreviver e conseguir o visto americano, a nova era do cinema digital começa fazendo com que todos abandonem seus projetores e filmes de 35 mm.
Premiações: Seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Moscou
Confira a crítica de Pedro Henrique Gomes

 

Cruzeiro ao Paraíso
Paradise Cruise
Drama, Israel/Alemanha, 2013
De Matan Guggnheim
Com Vahina Goicante, Oz Zehavi
Sinopse: Dora volta a Israel para um projeto artístico, capturando em fotografias os olhares dos soldados que testemunharam a vida e a morte. Lá, conhece Yossi, um soldado liberal que acaba de sair do serviço militar. Eles se envolvem e combinam nunca mencionar seus passados, mas o passado os assombra e os coloca em teste.
Premiações: Seleção oficial do Festival de Cinema Independente de Roma
Confira a crítica de Pedro Henrique Gomes

 

A Estranha Cor das Lágrimas de seu Corpo
L’Etrange Couleur des Larmes de ton Corps
Suspense, Bélgica/França/Luxemburgo, 2013
De Bruno Forzani e Héléne Cattet
Com Klaus Tange, Jean-Michel Vovk, Sylvia Camarda, Sam Louwyck, Anna D’Annunzio
Sinopse: Uma mulher desaparece. Seu marido encontra estranhas circunstâncias de seu desaparecimento. Ela o deixou? Ela está morta? Conforme procura, mergulha em um mundo de pesadelos e violência.
Premiações: Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema Fantástico de Paris
Confira a crítica de Pedro Henrique Gomes

 

Não Se Preocupe
Halb So Wild
Drama, Suíça, 2014
De Jeshua Dreyfus
Com Anna von Haebler, Jamila Saab, Karen Dahmen, Oliver Russ, Stefan Leonhardsberger
Sinopse: Um grupo de amigos viaja para uma cabana no meio da mata e combinam serem totalmente honestos uns com os outros enquanto estiverem ali. Com isso, algumas feridas se abrem. Depois de alguns dias, ninguém mais será o mesmo.
Premiações: Premiado como Melhor Filme de Estreia no Bern Film Prize 2013
Confira a crítica de Pedro Henrique Gomes

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *